segunda-feira, dezembro 26, 2011

Os Dons Espirituais - 03.

Continuação do post anterior.
Não devemos nos comparar com os outros.

A comparação desagrada a Deus – Deus nos fez diferentes uns dos outros, da mesma maneira que criou cada membro do nosso corpo diferente dos demais. Sabemos que Deus criou cada parte de nosso corpo e a colocou onde está de maneira a servir um propósito específico.

Quando nos comparamos com outros membros do corpo de Cristo e reclamamos por sermos diferentes, desagradamos ao Senhor. Devemos compreender que Deus nos fez como somos e nos colocou onde estamos para beneficiar a todo o corpo, bem como para Sua própria glória.

Se somos infelizes pelo fato do nosso dom (ou dons) ser diferente do de outra pessoa, estamos julgando a Deus. É o mesmo que dizer: “Deus, por que o Senhor não deu tal dom para mim?” (Leia em 1 Coríntios 12.15-18: “Se o pé disser: “Já que não sou mão, não sou do corpo”, nem por isso deixa de ser do corpo. Se o ouvido disser: “Já que não sou olho, não sou do corpo”, nem por isso deixa de ser do corpo. Se o corpo todo fosse olho, como poderíamos ouvir? E, se o corpo todo fosse ouvido, como poderíamos cheirar? Assim Deus colocou cada parte diferente do corpo conforme ele quis.” - NTLH).

A comparação desestimula as pessoas - “É claro que não nos atrevemos a nos igualar ou a nos comparar com aqueles que pensam que são tão importantes. Como são ignorantes! Primeiro eles resolvem quais as medidas que irão usar para se medir e depois eles se julgam de acordo com essas mesmas medidas.” (2 Coríntios 10:12 NTLH).

Quando comparamos os nossos dons com o de outras pessoas, duas situações podem ocorrer Primeiro, nós mesmos poderemos nos sentir desestimulados porque os nossos dons não são iguais aos da outra pessoa. Poderão parecer menos importantes que os dela. Segundo, poderemos ficar orgulhosos por pensar que nossos dons tem mais valor que os de nosso irmão. Daí estaremos desestimulando a ele.

É muito importante e de grande benefício para nós entendermos que Deus nos concede os dons que nos são adequados. Deus nos concede os dons que nos são compatíveis. Então não há razão para ficarmos comparando os nossos dons com aqueles dados aos outros.

Há um outro detalhe importante que deve ser mencionado. Paulo escreveu o seguinte: “assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo. E todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo.” (Romanos 12:5 NTLH). Não há motivos para comparar-mos os nossos dons com os de outra pessoa, uma vez que somos todos membros do mesmo corpo. Cada um de nós se beneficia dos demais. Porque tentaríamos comparar os nossos pés com a nossa boca? Eles não são parecidos. Não tem funções semelhantes. Entretanto ambos são necessários e contribuem igualmente para um mesmo propósito. Nossos pés nos levam até o alimento. Nossa boca o ingere, mas todo o corpó se beneficia. O mesmo se dá com os membros do corpo de Cristo.

Leia 1 Coríntios 12.21-27: “Portanto, o olho não pode dizer para a mão: “Eu não preciso de você.” E a cabeça não pode dizer para os pés: “Não preciso de vocês.” O fato é que as partes do corpo que parecem ser as mais fracas são as mais necessárias, e aquelas que achamos menos honrosas são as que tratamos com mais honra. E as partes que parecem ser feias recebem um cuidado especial, que as outras mais bonitas não precisam. Foi assim que Deus fez o corpo, dando mais honra às partes menos honrosas. Desse modo não existe divisão no corpo, mas todas as suas partes têm o mesmo interesse umas pelas outras. Se uma parte do corpo sofre, todas as outras sofrem com ela. Se uma é elogiada, todas as outras se alegram com ela. Pois bem, vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte desse corpo.” - NTLH).
Continua no próximo post.

Nenhum comentário: