quarta-feira, dezembro 07, 2011

Os dons espirituais – 01.

Somos todos membros de um corpo.

Cristo é o cabeça - Precisamos de ajuda para entender a relação entre Cristo e aqueles que crêem nele. O apóstolo Paulo usou uma metáfora do corpo humano para ilustrar essa relação. Ele disse que Cristo é a cabeça do corpo. Todos sabemos como a nossa cabeça é importante. Sem ela duas coisas aconteceriam. Primeiro, obviamente morreríamos, pois não podemos viver sem a nossa cabeça. Segundo, não nos moveríamos, e seríamos inúteis. A cabeça controla o nosso corpo, possibilitando realizar tarefas. Igualmente Cristo, a cabeça, deseja levar o seu corpo a fazer a sua vontade. Outro nome que damos ao corpo de Cristo é Igreja.
Há várias passagens da Bíblia onde lemos que Cristo é a cabeça do corpo. Leia os versículos seguintes na versão corrigida: Efésios 1.22,23: “E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.” ; Efésios 4.15,16: “Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.” ; Efésios 5.23: “ porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.”; e Colossences 2.19: “e não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus”.
Os crentes são o corpo – Uma cabeça sem corpo é tão inútil quanto um corpo sem cabeça. Ambos são importantes juntos. O corpo de Cristo é formado por todos aqueles que creem em Jesus. Como crentes somos todos parte do corpo, e essa é uma coisa maravilhosa! Paulo disse o seguinte: “assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo. E todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo.” (Romanos 12:5 NTLH).
Cada crente é um membro – O corpo de Cristo tem duas partes principais: (1) a cabeça e (2) o corpo que é formado por vários membros, que são muitos. Nosso corpo físico não tem só uma única parte. Nossos braços, nossas pernas, nossos dedos, nosso coração, etc. são todos partes distintas do nosso corpo. Assim também é o corpo de Cristo. Cada crente verdadeiro se torna parte desse corpo. Isso significa que toda pessoa, em qualquer parte do mundo, que realmente crê em Jesus, pertence a esse corpo. “Pois o corpo não é feito de uma só parte, mas de muitas.” (1 Coríntios 12:14 NTLH). Pessoas de todas as raças, cores, povos e nações fazem parte de um mesmo corpo.

Nenhum comentário: