terça-feira, dezembro 13, 2011

Os dons espirituais - 02.

Continuação do post anterior.
Todo membro é importante.

Cada membro faz parte do corpo - o que o dedão do pé faria se não estivesse ligado ao corpo? Nada além de decompor-se e tornar-se pó. Mesmo assim ele é uma parte importante do corpo. Sem ele não seríamos perfeitos. Um corpo que não possui todos os seus membros é limitado em todas as suas realizações. Alguém que não tem uma das pernas não pode correr; uma pessoa sem os olhos não consegue ler, e uma outra desprovida dos braços não é capaz de subir em árvores.

Todos os membros do corpo de Cristo são muito importantes para ele. “Pois bem, vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte desse corpo.” (1 Coríntios 12:27 NTLH). Podemos desenvolver esse raciocínio dizendo que cada cristão constitui uma pequena parcela do corpo de Cristo. Somos uma parte dele, exatamente como o dedão do pé é uma parcela, um pedaço e uma porção do nosso corpo.

Cada membro tem uma função específica – Os dedos do pé não têm a mesma função que o ouvido. Nem os olhos tem a mesma utilidade dos pés. De maneira semelhante, no corpo de Cristo os membros não tem a mesma função. Na verdade cada um desempenha sua atividade específica. A palavra função significa “trabalho ou dever especial”. A função dos olhos, por exemplo, é enxergar. Voltemos ao exemplo do dedão do pé. Algumas vezes ele fica escondido dentro do Sapato e raramente nos lembramos dele. Além de participar com os outros dedos para compor o pé e torná-lo perfeito, o dedão contribui para o equilíbrio de todo o corpo. Se por um infortúnio viermos a perdê-lo ele nos fará muita falta. Todo o nosso corpo se beneficia pelo fato de o dedão estar presente. Sem ele tropeçaríamos facilmente. Além disso não correríamos bem e andaríamos mancando.

Os membros do corpo de Cristo são como as partes que constituem nosso corpo físico. Cada membro tem sua função própria, e são importantes, tanto para a cabeça como para o restante do corpo. Leia em 1 Coríntios 12.18-25: “ Assim Deus colocou cada parte diferente do corpo conforme ele quis. Se o corpo todo fosse uma parte só, não existiria corpo. De fato, existem muitas partes, mas um só corpo. Portanto, o olho não pode dizer para a mão: “Eu não preciso de você.” E a cabeça não pode dizer para os pés: “Não preciso de vocês.” O fato é que as partes do corpo que parecem ser as mais fracas são as mais necessárias, e aquelas que achamos menos honrosas são as que tratamos com mais honra. E as partes que parecem ser feias recebem um cuidado especial, que as outras mais bonitas não precisam. Foi assim que Deus fez o corpo, dando mais honra às partes menos honrosas. Desse modo não existe divisão no corpo, mas todas as suas partes têm o mesmo interesse umas pelas outras.” - NTLH.

Continua no próximo post.

Viva Jesus!

Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário: