terça-feira, janeiro 10, 2012

Os Dons Espirituais - 04.

Continuação do post anterior.

Devemos ser fiéis no uso dos dons de Deus.

Devemos reconhecer os dons – Como membros do corpo de Cristo temos um ministério espiritual a exercer. E para nos capacitar para esse trabalho, Deus nos deu um dom ou, possivelmente, mais de um dom. Cada membro recebe ao menos um dom. Em praticamente todas as passagens bíblicas que falam sobre os dons espirituais lemos que eles são para todos os membros do corpo de Cristo. Não são os nossos pais ou professores que nos concedem esses dons, pois nenhum ser humano tem poder para fazer isso. Além do mais, eles não são talentos que recebemos naturalmente.

Os talentos são habilidades com as quais as pessoas já nascem. Cada um de nós possui habilidades diferentes. Alguns chamam esses talentos de dons, mas não são iguais aos dons espirituais. Muitas pessoas que não são crentes têm talentos. Um incrédulo, por exemplo, pode ter um talento musical, ou talvez a habilidade de falar em público. Todavia esses dons não são dons espirituais.

Os dons espirituais vêm todos de uma única fonte: Deus. “Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão.” (Tiago 1:17 NTLH).

Devemos usar os dons – Na Bíblia encontramos uma regra simples que se aplica a todo e qualquer dom espiritual. Está escrito: “Curem os leprosos e outros doentes, ressuscitem os mortos e expulsem os demônios. Vocês receberam sem pagar; portanto, dêem sem cobrar.” (Mateus 10:8 NTLH). Isso significa que os membros do corpo de Cristo devem usar os dons que receberam para atender ao propósito para o qual eles lhes foram concedidos.

Por vezes os crentes falham em usar seus dons espirituais e, às vezes, eles os usam de maneira egoísta e sem amor. Em ambos os casos, não estão cumprindo o propósito a que se destinam. Concluímos então que os cristãos têm dois deveres. Primeiro, use cada dom para cumprir o propósito estabelecido por Deus. Segundo, controle o uso desses dons com o amor. “Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!” (1 Pedro 4:10 NTLH). Em outras palavras, devemos zelar pelos dons que recebemos e usá-los para o crescimento do Reino de Deus. Há um mandamento bem claro com respeito aos administradores dons de Deus, também chamados de mordomos ou despenseiros. “O que se exige de quem tem essa responsabilidade é que seja fiel ao seu Senhor.” (1 Coríntios 4:2 NTLH). Quando somos fiéis no exercício dos dons espirituais, glorificamos a Deus, que os deu, e trazemos bênçãos para o corpo.

O amor é a chave para o uso eficaz dos dons espirituais. Sem amor os dons espirituais não cumprem o seu propósito. “Pois, quando estamos unidos com Cristo Jesus, não faz diferença nenhuma estar ou não estar circuncidado. O que importa é a fé que age por meio do amor.” (Gálatas 5:6 NTLH). Devemos usar os dons espirituais para o bem dos outros. Honramos a Deus quando somos fiéis no uso dos dons que ele nos deu.

Viva Jesus!

Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário: