sábado, fevereiro 23, 2013

Os Dons Espirituais - 30.



Continuação do post anterior.
O Dom de Governos/Presidir.
“... o que preside, com diligência...” (Romanos 12.8). Presidir significa “governar”; “colocar-se diante de”; “exercer autoridade”. Em 1 Coríntios 12.28 o dom de presidir é apresentado como “governos”.
Portanto, concluímos que Deus concede o dom de governos/presidir a determinados membros do corpo de Cristo, com o propósito de se colocarem diante (liderar), ou seja, para presidir o corpo; para governar o corpo; para ter autoridade sobre partes do corpo.
A explicação e ilustração do dom – Imaginemos como seria um exército sem os generais e os outros oficiais. É fácil concluir que tipo de problemas existiria em um exército se cada soldado fizesse o que achasse mais certo Veja Juízes 17.6: “Naquele tempo não havia rei em Israel, e cada um fazia o que bem queria.” - NTLH. Um exército assim não seria bem sucedido numa guerra. O corpo de Cristo também necessita de pessoas que liderem, presidam, exerçam autoridade e governem nas suas questões.
Podemos comparar Cristo, a cabeça do corpo, com um general de um grande exército. Ele governa toda a corporação e dirige sobre as decisões que deve tomar. Entretanto é necessário que alguns cristãos também presidam e dirijam os grupos de crentes que formam o corpo de Cristo em todo o mundo. Cada grupo precisa de um líder com o dom de governos/presidir. Todos os crentes têm o mandamento da obediência. Veja Hebreus 13.17: “Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada.” - NTLH. Portanto Cristo, a cabeça do corpo, concede o dom de governos/presidir a determinados crentes.
Aqueles que recebem esse dom adquirem uma habilidade especial para organizar, gerenciar e liderar. Sua função é muito importante para o corpo. “... se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja” (1 Timóteo 3.1).
Líderes na igreja – A Bíblia diz que o líder na igreja deve ser alguém “que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?)” (1 Timóteo 3.4,5). Porque é preciso haver governo no corpo de Cristo, é fácil compreender a necessidade do dom de governos/presidir. Se não houver quem lidere, presida, ou dirija, não há governo. E onde não há governo, em pouco tempo já não haverá muitos a serem governados. Sem governo e dom de governo/presidir, o corpo de Cristo enfraquece e fica incapaz de cumprir sua missão.
O propósito do dom – A função daqueles que possuem o dom de governos/presidir é governar a Igreja. O propósito desse dom é o de conferir unidade e força ao corpo de Cristo, para que este consiga cumprir seu propósito no mundo.
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!

"Ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria" (Romanos 12:8 RA).

Nenhum comentário: