quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Os Dons Espirituais - 29.



O Dom de Ensinar.
A definição do dom... se é o de ensinar, então ensinemos;” (Romanos 12:7 NTLH). O significado de ensinar nesse caso é mostrar como fazer algo, treinar, educar. Portanto podemos afirmar que o dom de ensinar significa:
(1) O dom para mostrar a alguém como fazer algo.
(2) O dom de treinar alguém para fazer algo; e,
(3) O dom de educar alguém, inclusive transmitindo conhecimento.
A diferença entre o pastor e mestre e a pessoa que tenha o dom de ensinar é que aquele está relacionado a um ministério de liderança. Já o dom de ensinar não fica restrito apenas a certos líderes da igreja. Qualquer membro do corpo de Cristo pode ter o dom de ensinar. Algumas pessoas têm um talento natural para ensinar. Quando alguém que tem esse talento, e torna-se cheio do Espírito Santo, provavelmente descobrirá que sua habilidade natural se transformou no dom de ensinar.
As mulheres também podem ensinar. O Apóstolo Paulo escreveu em sua epístola a Tito: “Aconselhe também as mulheres mais idosas a viverem como devem viver as mulheres dedicadas a Deus. Que elas não sejam caluniadoras, nem muito chegadas ao vinho! Que elas ensinem o que é bom, para que as mulheres mais jovens aprendam a amar o marido e os filhos” (Tito 2:3-4 NTLH).
A afirmação de Paulo baseia-se no princípio de que as mulheres não devem exercem autoridade administrativa sobre os homens na igreja. Não há nada de errado em uma mulher ensinar, porém se houver algum problema, á mais sábio não escandalizar as pessoas. Se uma mulher tem o dom de ensinar, ela deve buscar a direção de Deus sobre como proceder, permitindo que o Espírito Santo desenvolva seu dom adequadamente.
A explicação e ilustração do dom – Pode-se ensinar de muitas maneiras. Vamos analisar aqui apenas duas das mais importantes.
Podemos ensinar através do exemplo - Paulo escreveu sobre isso a Tito, um pastor e mestre. Parte do trabalho de Tito consistia em ensinar. Ele devia instruir as mulheres idosas como doutrinar as jovens. Tinha de fazer isso mostrando as mulheres idosas como serem bons exemplos para as mulheres mais jovens. Eis aqui uma lista dos ensinamentos que ele deu a elas:
ü      Elas devem ter um comportamento de mulheres que vivem uma vida santa.
ü      Não serem caluniadoras (ou seja, não contar mentiras para prejudicar alguém).
ü      Não serem beberronas (escravas do vinho).
ü      Amar o marido.
ü      Possuir domínio próprio.
ü      Serem puras.
ü      Serem boas donas de casa.
ü      Serem submissas aos seus maridos.
ü      Não difamar a Palavra de Deus.
As mulheres mais velhas podem instruir as mais novas dando palestras para elas. Entretanto, a melhor maneira de ensinar é através do seu exemplo de vida. E isso se pode fazer em qualquer nacionalidade ou cultura. Ensinar pelo exemplo é mostrar aos outros como fazer algo. Para uma pessoa cheia do Espírito isso pode se transformar no dom de ensinar.
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ηi there! Ӏ realize thiѕ іs sort of off-topiс however Ι hаd to aѕk.

Doеs opeгatіng a well-establiѕhеd blοg such aѕ yours require a large amount of ωork?

I'm brand new to running a blog but I do write in my journal daily. I'ԁ like to
staгt a blog so I will be able to ѕharе my personal exреrience
and vіews onlіne. Pleаse let mе κnow
if you have anу recommendatіonѕ or
tips for brand new aspiгing bloggers. Τhаnkуou!



Feel free to visit my ωebsite :: Http://Www.Sfgate.Com/Business/Prweb/Article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-Or-4075176.Php