terça-feira, janeiro 24, 2012

Os Dons Espirituais - 05.

 
A importância do conhecimento.

Deus tem dons espirituais reservados para todos os crentes. O Senhor espera que cada crente seja fiel no uso de seus dons e que tenha amor, para que qualquer dom seja coerente.

O conhecimento produz a fé – A fé é a essência dos dons espirituais, e é imprescindível no uso deles. O fato dos dons serem espirituais, isto é, provenientes do Espírito, nos revela a necessidade de termos fé, pois é ela que nos torna crentes em Jesus. Além disso, é através da fé que nos tornamos cristãos úteis, por intermédio do uso dos dons.
Como podemos adquirir fé? A fé vem pelo nosso conhecimento da Bíblia. Portanto adquirimos fé pelo conhecimento dos dons espirituais. Paulo afirmou isso claramente ao dizer: “Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Romanos 10:14 RA). Adquirimos conhecimento ao ouvir a mensagem do evangelho. E uma vez que temos esse conhecimento, é possível termos fé.
Vejamos o que aconteceu com os cristãos de Éfeso. Em seu primeiro encontro com eles, o apóstolo Paulo lhes perguntou: “... Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo.” (Atos 19:2 RA). Porque não tinham ainda ouvido a respeito daquele assunto, não tinham conhecimento. E porque não tinham conhecimento não podiam crer.
Então Paulo passou a ensiná-los, e através dessa instrução, os efésios adquiriram o conhecimento. E uma vez tendo-o adquirido, a fé nasceu nos seus corações. Portanto reconhecemos que o primeiro passo para termos fé, de maneira a receber e a reconhecer os dons espirituais, é adquirirmos o conhecimento a respeito deles. O conhecimento também é importante para o uso efetivo dos dons. Enquanto formos ignorantes sobre os dons espirituais não seremos capazes de aplicá-los em nossa vida e ministério, da maneira que Deus deseja.
A fé é a essência dos dons espirituais. A fé vem através do conhecimento da Bíblia, que se adquire pela leitura ou pelo ouvir a mensagem da pregação. É muito importante adquirir sólido conhecimento sobre os dons espirituais.
O conhecimento governa a fé – O conhecimento não apenas produz a fé, ele também a controla. Em outras palavras ele nos dá uma direção e estabelece limites. Por essa razão é importante que o nosso conhecimento sobre os dons seja o mais completo e verdadeiro possível. Um conhecimento falso ou parcial lança um fundamento de fé igualmente falso e incompleto.
Muitos cristãos têm aprendido, por exemplo, que o dom de línguas não é para os nossos dias. E porque acataram esse ensinamento errado, não possuem fé para receber tal dom. Eles só podem crer naquilo que conhecem. Não conseguirão ter fé além do conhecimento que possuem. A menos que corrijam o que sabem sobre o assunto, esses crentes passarão a vida inteira achando que o dom de línguas não é para eles.
Portanto, é muito importante que nosso conhecimento a respeito dos dons espirituais seja pleno e verdadeiro.

Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário: