sexta-feira, outubro 11, 2013

Os Dons Espirituais - 45.



Continuação do post anterior.
O Dom de discernimento de espíritos.
O Espírito Santo provê para a edificação do corpo de Cristo. Os dons espirituais se manifestam através de crentes cheios do Espírito. Discernir significa enxergar o que vai no interior, além da aparência. Os três tipos de espírito que podem se manifestar através dos seres humanos são: o espírito do homem, o Espírito de Deus, e os espíritos malignos. O espírito do homem é a parte mais importante do homem; através dele podemos conhecer a Deus, que é Espírito. O Espírito de Deus é o Espírito Santo. E os espíritos malignos são os espíritos do mundo mal; são os servos de satanás.
O discernimento dos espíritos é uma habilidade especial, conferida pelo Espírito Santo, de enxergarmos além do que os homens comuns veem, quando da manifestação de um espírito. É a capacidade de saber por qual espírito uma pessoa está agindo ou falando.
É possível identificarmos alguns espíritos malignos ser tivermos o dom de discernimento. O apóstolo Paulo instruiu os coríntios a esse respeito. Veja em 1 Coríntios 12.3: “Por isso precisam compreender que ninguém que diz “Que Jesus seja maldito!”, pode estar falando pelo poder do Espírito de Deus. E que ninguém pode dizer ”Jesus é Senhor”, a não ser que seja guiado pelo Espírito Santo.” - NTLH. Paulo se referia aqueles que transmitem palavras vindas de algum espírito. Se essa pessoa amaldiçoar a Jesus, essa mensagem não provém do Espírito Santo. Ele fala por um espírito maligno. E ninguém que fale por um espírito mau vai chamar a Jesus de Senhor.
O discernimento de espíritos no ministério de Jesus – Vejamos então a operação do discernimento de espíritos no ministério de Jesus. Devemos sempre nos lembrar de que o dom de discernimento de espíritos é sobrenatural.
Jesus era cheio do Espírito Santo. Veja João 3.34: “Aquele que Deus enviou diz as palavras de Deus porque Deus dá do seu Espírito sem medida.” (João 3:34 NTLH). Consequentemente Jesus era capaz de discernir tanto os espíritos bons como maus.
Ele discerniu o espírito bom presente em Natanael. Antes mesmo de conhecê-lo, Jesus sabia que tipo de espírito aquele homem possuía.  Veja em João 1:47: “Quando Jesus viu Natanael chegando, disse a respeito dele: —Aí está um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero.” NTLH.
Ele discerniu um espírito mau em Tiago e João. Eles queriam mandar descer fogo do céu para destruir as pessoas que se recusaram a acolher Jesus. Veja em Lucas 9.55: “Porém Jesus, virando-se para eles, os repreendeu.” - NTLH.
Ele frequentemente discernia espíritos malignos. Certa feita Jesus viu uma mulher que estava aleijada havia dezoito anos. Ele percebeu que o problema dela era causado por um espírito maligno. Aquele espírito não falava nada, porém amarrou a coitada da mulher. Veja em Lucas 13.12: “Quando Jesus a viu, ele a chamou e disse: - Mulher, você está curada”.- NTLH. E a partir daquele momento ela ficou liberta. Não precisou ser curada; necessitava apenas ficar livre daquele espírito mau.Aprendemos que o dom de discernimento de espíritos é muito útil ao ministrarmos a pessoas com doenças e enfermidades.
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário: