domingo, setembro 22, 2013

Os Dons Espirituais - 44.



Continuação do post anterior.
O Dom de Profecia, continuação.
2. Predizer o futuro – significa dizer algo antes que aconteça. Deus sabe de todas as coisas. Podemos dizer que Ele conhece o passado, o presente e o futuro. O homem pelo seu próprio poder não conhece o futuro. Somente pelo Espírito Santo ele consegue saber algo do futuro. Pelo dom de profecia, o Espírito Santo pode levar o crente a proferir algo sobre o futuro. Isso era comum entre os profetas do Antigo Testamento. Grande parte de seu ministério se relacionava a predizer o futuro. Às vezes homens maus predizem sobre o futuro. Eles são chamados de adivinhos. Certo dia Paulo teve encontro com alguém assim. Veja em Atos 16.16: “Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito de advinhação”. Deus abomina essa maneira de predizer o futuro. Ela procede de satanás. Como crentes, não devemos ter nenhum envolvimento com isso. Veja em Deuteronômio 18.9-12: “Não se achará entre ti... advinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor...”.
Satanás é sempre um destruidor. Ele procura destruir a fé. Ele procura destruir os crentes. Ele procura destruir o corpo de Cristo. Qualquer predição futura inspirada por ele tem o intuito de causar destruição. Veja em João 10.10: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir...”. A obra de Deus sempre é salvar. Leia Atos 11.27-30 em sua Bíblia.
A profecia deve estar sempre de acordo com a nossa fé. Veja em Romanos 12.6: “... se profecia, seja segundo a proporção da fé”. O Espírito Santo pode agir através do crente somente segundo a fé que existe em seu coração. Profetizar sem fé é falar do nosso próprio coração. Por isso é importante orar bastante, conhecer bem a Palavra de Deus, e ser cheios do Espírito.
A profecia deve ter limites e ser julgada. Veja 1 Coríntios 14.29: “Contudo, prefiro falar na igreja cinco palavras com o meu entendimento, para instruir outros, a falar dez mil palavras em outra língua”. Deus deseja que haja ordem no culto público. O que Paulo quis dizer foi: “Não profetizem ininterruptamente. Dêem oportunidade para que as pessoas presentes possam julgar o que está sendo dito”.
Os demais crentes devem julgar com cautela o que foi dito na profecia. Porque aqueles que profetizam são humanos. Eles podem falar pelo Espírito Santo, mas também podem falar do seu próprio espírito, ou ainda de um espírito maligno. Os presentes devem escutar e decidir, baseados na Palavra de Deus, se o que foi dito está de acordo com a Palavra. Se não concordar com a Palavra, eles devem lançá-la fora.
Todos os crentes podem profetizar. Aqueles que têm uma profecia para dar não são obrigados a proferi-la. É a pessoa que profetiza que decide se ela vai ou não profetizar. Ela não fica como que encantada e incapaz de usar a própria vontade. Veja em 1 Coríntios 14.32: “os espíritos dos profetas estão sujeitos aos próprios profetas”.
O propósito do dom de profecia Os dons de profecia são para a edificação do corpo de Cristo. Cada dom cumpre esse propósito de uma maneira específica. Veja em 1 Coríntios 14.3: ”Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando”. O crente que profetiza proclama para incentivar e confortar os outros. À medida que os outros são encorajados e confortados, são edificados espiritualmente. E quando isso acontece, todo o corpo se beneficia.
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário: