quarta-feira, abril 10, 2013

Os Dons Espirituais - 33.



Continuação do post anterior.
Palavra de Sabedoria.
Este é o primeiro dos dons espirituais. Quando Paulo começa a ensinar sobre os dons espirituais, ele diz em 1 Coríntios 12.1: “ Meus irmãos, quero que vocês saibam a verdade a respeito dos dons que o Espírito Santo dá.” - NTLH. O grande desejo dele era ajudar os crentes a escaparem da ignorância. Disse ele, em 1 Coríntios 10.1: “... Ora, irmãos, não quero que ignoreis...” - RA. Cinco vezes em sua epístola ele usa a mesma expressão. Veja em Romanos 1.13, 1 Coríntios 10.1, 2 Coríntios 1.8 e 1 Tessalonicenses 4.13.
Paulo sabia que é necessário termos conhecimento verdadeiro em todas as áreas. Ele sabia que esse conhecimento, faria os dons do Espírito mais efetivos e significativos, como intencionava Deus. Crentes sem muito conhecimento podem ter dons espirituais, como acontecia com os coríntios. Veja 1 Coríntios 1.7: “ De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo,” - RC. Entretanto, se os dons vão ser úteis, devem ser baseados em conhecimento verdadeiro.
Ao estudarmos esses dons, buscaremos na Bíblia conhecimento sobre cada um. Queremos compreendê-los bem. Não queremos apenas noções superficiais; queremos vê-los em operação. Devemos orar para que o Espírito Santo abra a nossa mente para termos a maior compreensão.  
Definição do Dom - “Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria...” (1 Coríntios 12:8 RA). Sabedoria significa “bom juízo, baseado em um conhecimento”. Portanto, Palavra de Sabedoria é uma palavra de bom juízo baseada em um conhecimento. Todavia, o dom é mais do que isso. Como os dons espirituais têm sua fonte unicamente no Espírito Santo de Deus, entendemos que a Palavra de Sabedoria é uma expressão do Senhor. Não é apenas uma expressão da sabedoria humana. Ela vem diretamente de Deus. É a sabedoria dEle.
Portanto, através do dom da palavra de sabedoria, o Espírito Santo concede ao crente um pouco da sabedoria de Deus.
A expressão “palavra de sabedoria” fala de uma pequena porção. Parece ainda estar falando de uma sabedoria especial, para uma necessidade específica. Podemos afirmar que ela é uma parcela mínima da sabedoria de Deus, falada em tempo oportuno.
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu crei em deus tdo poderoso e sei q ele vai me ajudar a viver somente d suas palavras. Amem gloria ao deus tdo poderoso