segunda-feira, março 25, 2013

Os Dons Espirituais - 32.



Continuação do post anterior.
O dom de socorros.
Socorrer significa “prestar assistência ou ajudar”. É o dom de socorros que, pelo Espírito Santo, capacita o crente a ajudar o outro a prestar assistência a alguém.
Nenhum membro do corpo de Cristo deve sentir que não há um dom espiritual para ele. Qualquer crente pode ter o dom de socorros. Alguns crentes são capacitados de modo especial, pelo Espírito Santo, para socorrer a outros. Recebem uma habilidade especial para prestar assistência às pessoas. Vejamos algumas passagens bíblicas que mostram como o dom de socorros funcionava na igreja primitiva:
(1) - “Quando Apolo resolveu ir para a província da Acaia, os cristãos de Éfeso o animaram e escreveram cartas para os irmãos de lá, pedindo que o recebessem bem. Chegando lá, ele ajudou muito aqueles que, pela graça de Deus, haviam crido.” (Atos 18:27 NTLH). Animar e encorajar também é uma forma de socorros.
(2) – Na igreja primitiva havia um termo específico para designar as mulheres que possuíam o dom de socorros: elas eram chamadas diaconisas “Eu recomendo a vocês a nossa irmã Febe, que é diaconisa da igreja de Cencréia.” (Romanos 16:1 NTLH)
Os homens que possuíam os dons especiais de socorros eram chamados diáconos. Veja em 1 Timóteo 3.13: “ Pois os diáconos que fazem um bom trabalho conquistam o respeito dos irmãos na fé e são capazes de falar com coragem sobre a sua fé em Cristo Jesus.” - NTLH.
Quem tem o dom de socorros presta assistência às pessoas e as auxilia. Tanto homens como mulheres podem ter o dom de socorros.
A função do dom de socorros é dar aos crentes a habilidade para ajudar a seus líderes, e a igreja em geral com sua tarefa.
O propósito do dom é auxiliar na conclusão do trabalho de maneira a expandir o reino de Deus. A função está relacionada com a capacidade de ajudar.  O propósito diz respeito à ajuda em si.
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe proteja!

Nenhum comentário: