quinta-feira, agosto 02, 2018


Introdução ao Novo Testamento – 25.
Continuação do post anterior.
Tiago e Gálatas: cartas à jovem igreja.
Há várias epístolas do Novo Testamento relacionadas ao livro de Atos. É provável que essas epístolas tivessem sido escritas durante o período histórico abrangido pelo livro de Atos. Elas podem ser divididas em três grupos, conforme a seguir:
  1. Cartas provavelmente escritas antes do Concílio de Jerusalém, em Atos 15:
    1. Tiago
    2. Gálatas
  2. Cartas vinculadas à segunda e a terceira viagens missionárias de Paulo:
    1. 1 e 2 Tessalonicenses
    2. 1 e 2 Coríntios
    3. Romanos
  3. Cartas escritas durante o aprisionamento de Paulo em Roma:
    1. Efésios
    2. Filipenses
    3. Colossences
    4. Filemom
Neste post, vamos considerar as cartas pertencentes ao grupo 1: Tiago e Gálatas.
Tiago: Os padrões do homem piedoso.
Parece que a epístola de Tiago foi escrita ainda no princípio da história da Igreja para os crentes que tinham sido judeus e que viviam em Jerusalém e noutras cidades já alcançadas pelo evangelho.
Autor. A maioria dos eruditos da Bíblia concorda que o autor da epístola de Tiago não foi Tiago, o discípulo de Jesus (Veja Mateus 4.21: “Passando adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e chamou-os” - RA), mas, Tiago, o irmão de Jesus (Veja Gálatas 1.19: “e não vi outro dos apóstolos, senão Tiago, o irmão do Senhor” - RA). Esse Tiago não creu em Jesus desde o princípio (Veja João 7.5: “Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele” - RA). Porém, o Cristo ressurreto apareceu a ele (Veja 1 Coríntios !5.7: “Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos” - RA), e ele se encontrava no grupo que recebeu o Espírito Santo, no dia de Pentecostes (Veja Atos 1.14: “Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.” - RA). As Escrituras indicam que ele se tornou um dos líderes da igreja de Jerusalém, tendo sido o moderador do Concílio de Jerusalém (Veja Atos 15.13,19: “Depois que eles terminaram, falou Tiago, dizendo: Irmãos, atentai nas minhas palavras. Pelo que, julgo eu, não devemos perturbar aqueles que, dentre os gentios, se convertem a Deus,” - RA). Paulo teve um encontro com ele e com os demais anciãos ao terminar sua terceira viagem missionária, a fim de narrar-lhes a obra de Deus entre os gentios.
Panorama histórico. Temos aprendido que a Igreja era fortemente judaica em seu caráter, a princípio. Quando estudamos a epístola de Tiago, vemos que seu conteúdo e estilo cabem bem dentro desse período inicial. Foi endereçada às doze tribos - uma típica expressão judaica (Veja Tiago 1.1: “Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações” - RA). Emprega a palavra sinagoga para designar o lugar onde os crentes se reuniam (Veja Tiago 2.2: Se, portanto, entrar na vossa sinagoga algum homem com anéis de ouro nos dedos, em trajos de luxo, e entrar também algum pobre andrajoso” - RA). Vários personagens do Antigo Testamento são apresentados como exemplos, tais como Abraão (Veja 2.20-24: “Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante? Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus. Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente” - RA), Raabe (2.25,26: “De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta” - RA) e Elias (5.17,18: “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos” - RA). Tais personagens eram familiares para os cristãos de origem judaica.
Outro fato sobre a epístola de Tiago leva-nos a crer que ela pertence ao período inicial da Igreja. Embora aborde questões relacionadas à Lei, não menciona a controvérsia acerca dos gentios ou da decisão tomada pelo Concílio de Jerusalém. Parece provável que Tiago discutisse sobre essa importantíssima questão, se o Concílio citado já tivesse sido realizado, sobretudo levando em conta que o autor evidentemente foi o líder desse Concílio.
Conteúdo e esboço. Nessa epístola dirigida aos seus compatriotas judeus que haviam aceitado a Jesus como seu Messias, Tiago exprimiu seu interesse por eles. Ele queria que eles tivessem a atitude correta diante das provações e tentações, a fim de porem em prática as crenças que professavam. Ele os advertiu sobre os perigos da cobiça e do viver egocêntrico encorajando-os a exercer fé em Deus. Enquanto você lê essa epístola, use o esboço abaixo para sua orientação:
Tiago: Os padrões do homem piedoso:
  1. Sua atitude mediante provação (Leia 1.1-18).
  2. Sua reação diante do Mundo (Leia 1.18-27).
  3. Seus relacionamentos (Leia 2.1-26).
  4. Sua maneira de falar (Leia 3.1-12).
  5. Sua sabedoria (Leia 3.13-18).
  6. Sua humildade (Leia 4.1-17).
  7. Sua paciência (Leia 5.1-12).
  8. Sua fé (Leia 5.13-20).
Continua no próximo post.

Nenhum comentário: