terça-feira, julho 09, 2013

Os Dons Espirituais - 39.



Continuação do post anterior.
Dons de curar, continuação 2.
Como os dons de curar operam – Devemos aprender que não há um padrão fixo. Vemos isso observando os principais casos de cura relatados no Novo Testamento. Nessas ocasiões a cura se deu através de:
1) um toque e uma palavra falada (Mateus 8.3);
2) Uma palavra falada (a pessoa doente não estava presente para ouvir o que fora dito) (Mateus 8.5-13);
3) Um toque (Mateus 8.14,15);
4) Um toque e uma palavra falada (Mateus 9.29);
5) Uma ordem (Mateus 12.13);
6) Uma palavra falada e uma ação – colocar lama nos olhos do cego (João 9.6);
7) Dar uma ordem, e uma ação – levantar o coxo pela mão (Atos 3.6-9);
8) Palavras e uma ordem (Atos9.34).
Por aí notamos claramente que o método mais comum da cura era através de palavras faladas. Tocar a pessoa, levanta-la, ou um outro ato pode ajudar a fé do outro. Entretanto parece que Deus age mais através da palavra falada. Os líderes da igreja primitiva realizavam as suas curas pela palavra falada. Portanto, parece-nos razoável que o Senhor ainda direcione os dons de curar as pessoas de mesma forma.
Como um crente sabe que tem dons de curar para ministrar – A pessoa que tem um dom para manifestar irá senti-lo profundamente em seu espírito.
Nenhum crente tem os dons de curar às suas ordens. Ele os tem somente segundo a vontade do Espírito. É possível que algumas pessoas esperimentem as operações desses dons com mais freqüência do que outras. Mas isso é porque já aprenderam a agir pela fá, sob a direção do Espírito.
O termo dons pode ser uma indicação de que o Espírito resolve usar os cristãos de várias maneiras. Qualquer doença, moléstia ou enfermidade, pode ser curada através dos dons de curar.
O propósito do dom – O propósito geral de todos os dons é edificar o corpo de Cristo. Alguns dons fazem isso de uma maneira e uns de outra. Os dons de curar fazem isso capacitando os membros de serem sadios e bem fisicamente. Todo o corpo dos crentes é ajudado quando um membro é beneficiado fisicamente.
Os dons de cura frequentemente estão presentes no ministério de um evangelista. Eles ajudam a atrair as pessoas para ouvirem o evangelho. Os cristãos primitivos oravam ao Senhor dizendo: “... estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus” (Atos 4.30). E Deus os atendia. “Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo... e crescia mais e mais a multidão de crentes tanto homens como mulheres...” (Atos 5.12,14).
Portanto, o propósito dos dons de curar é suprir as necessidades físicas do corpo de Cristo, e contribuir para levar as pessoas a Jesus.
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário: