segunda-feira, outubro 08, 2012

Os Dons Espirituais - 21.



Continuação do post anterior.
A função do dom de pastor.
Há vários livros inteiros no Novo Testamento dirigidos diretamente aos pastores.Eles são chamados de “epístolas pastorais”. Entre elas estão as duas cartas de Paulo à Timóteo e outra a Tito. O apóstolo Paulo as escreveu diretamente a pastores tratando de suas funções. Devemos ler cada uma dessas cartas de Paulo várias vezes.
Para facilitar a nossa compreensão da função do pastor e mestre, vamos nos valer do exemplo de um pastor e seu rebanho.
O pastor ama as suas ovelhas e dá a sua vida por elas - Leia João 10.11-15: “—Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas.  Um empregado trabalha somente por dinheiro; ele não é pastor, e as ovelhas não são dele. Por isso, quando vê um lobo chegando, ele abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca e espalha as ovelhas.  O empregado foge porque trabalha somente por dinheiro e não se importa com as ovelhas.  (14-15) Eu sou o bom pastor. Assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. E estou pronto para morrer por elas. (João 10:11-15 NTLH). O Bom Pastor é o melhor exemplo para o pastor auxiliar. Um pastor e mestre não conseguirá fazer muito em favor das suas ovelhas se não tiver amor por elas. O amor é a base para a função frutífera de todos os dons espirituais.
O pastor alimenta o rebanho – Leia João 21.15,16: “Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros.  Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas.” - RA. Quando Pedro escreveu aos pastores em sua primeira carta, ele os instruiu dizendo: “pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade;” (1 Pedro 5:2 RA).
É indispensável que haja alimento tanto para as ovelhas adultas como para os cordeirinhos. Para os novos convertidos há o leite da Palavra de Deus. Veja 1 Pedro 2.2: “desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação,” - RA; e Hebreus 5.13: “ Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança.” - RA. Já para as ovelhas mais maduras, é necessário alimento sólido. Veja em 1 Coríntios 3.1,2: “ Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo.  Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.” - RA; e em Hebreus 5.14: “ Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.” - RA.
Leia as instruções que Paulo transmitiu a Timóteo que era um pastor e mestre: “E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros.” (2 Timóteo 2:2 RA). Em várias passagens o apóstolo instruiu Timóteo a ensinar. “Ordena e ensina estas coisas” (1 Timóteo 4.11); “... ensina e recomenda essas coisas” (1 Timóteo 6.2); e “Ora, é necessário que o servo do Senhor (seja) apto para instruir, paciente ...” (2 Timóteo 2.24).
Continua no próximo post
Viva Jesus!
         Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário: