sexta-feira, setembro 07, 2012

Os Dons Espirituais - 19.



Continuação do post anterior.
Deus concedeu uns para pastores e mestres.
Identificando o doador – Já vimos, em nosso estudo, três conceitos especiais a respeito daquele que concede os dons ministeriais.
1. Aprendemos que Cristo é o doador dos dons.
2. Aprendemos que Cristo, o doador, também é Deus.
3. Aprendemos que Cristo, o doador, é o cabeça da igreja.
Agora estamos preparados para entender que Cristo, o doador dos dons, é também o salvador do corpo. Veja em Efésios 5.23: “... como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.” - RA. Salvador é o mesmo que libertador. Como é que o doador dos dons – Jesus – age como salvador do corpo, no que se refere aos dons ministeriais? Veremos que isso acontece de três maneiras distintas.
1. Ele nos liberta da ignorância – A ignorância é o maior empecilho para a fé. Através do dom de mestre concedido a sua igreja, Jesus promove a nossa libertação. O mestre transmite conhecimento de maneira a anular a ignorância que bloqueia a fé dos membros do corpo.
2. Ele nos liberta de uma vida egocêntrica – Uma das principais funções do pastor e mestre é de libertar os membros do corpo de serem egocêntricos. Ele faz isso os estimulando a terem uma vida Cristocêntrica.
3. Ele nos liberta das provas – Veja em 2 Pedro 3.9: “O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados.” - NTLH. As provas fazem parte da vida. Até mesmo os membros do corpo de Cristo as experimentam. Através do dom de pastor e mestre, Deus nos livra das nossas provas. Isso não significa que os cristãos ficam livres das lutas instantaneamente. O que isso quer dizer é que, através da ajuda do pastor e mestre, pode-se escapar da derrota que as provas podem trazer. Ele nos ensina a tirar vantagem da prova e a valer-nos dessa experiência para ter uma vida cristã mais proveitosa.
Essas são apenas algumas das intenções de Cristo como o salvador do corpo e o doador do dom de pastor e mestre. Aquele que concede os dons ministeriais também é chamado de salvador do corpo. O pastor e mestre ajuda os cristãos a tirar proveito das provas.
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário: