segunda-feira, julho 09, 2012

Os Dons Espirituais - 15.



Continuação do post anterior.
Deus concedeu uns para evangelistas.
Identificando o doador - Vimos que o doador dos dons ministeriais é Cristo. Vimos também que não há nenhuma contradição entre Efésios 4.11 e 1 Coríntios 11.28, com relação a quem é o doador desses dons, pois Cristo e Deus são a mesma pessoa, pois o Senhor existe na pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Cristo é a segunda pessoa da Trindade, logo Jesus Cristo é Deus.
Vamos aprender mais sobre o doador dos dons. Paulo identifica Cristo como sendo a cabeça do corpo. Veja Efésios 4.15: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,” - RA. Tudo o que chega ao corpo de Cristo nos vem através da cabeça, ou seja, Jesus. Isso inclui os dons e tudo o mais que serve de suprimento para o corpo. Veja em Colossences 2.19: “e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.” - RA.
Nossa cabeça serve a três funções básicas: ela discerne as coisas, garante a satisfação das necessidades do corpo, e o controla. Essas mesmas funções se aplicam a Cristo, no que diz respeito aos dons ministeriais.
A cabeça conhece as necessidades do corpo – Nossos pés não têm ciência das necessidades do corpo. O mesmo podemos dizer a respeito dos nossos braços, ou qualquer outra parte do nosso físico. Às vezes alguns membros do corpo de Cristo tomam sobre si a responsabilidade de escolher quais pessoas serão apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Entretanto isso é o mesmo que o pé dizer para a mão qual deve ser a função dela. Somente Cristo, a cabeça, é quem conhece as necessidades do corpo, e apenas Ele pode dizer quem está apto a suprir as necessidades dos membros. Os membros do corpo de Cristo podem ajudar uns aos outros, mas não podem conceder dons espirituais uns aos outros. Somente Cristo, a Cabeça, é o doador.
A cabeça provê para que as necessidades do corpo sejam supridas – Às vezes nossa cabeça sabe que o nosso corpo precisa de mais leite, pois os nossos ossos estão fracos Então a cabeça providencia para que o leite seja ingerido para suprir aquela necessidade. De maneira semelhante Cristo, a cabeça, provê aquilo que sua igreja necessita.
A cabeça controla o corpo – Nossa cabeça controla o nosso corpo. Após nos certificarmos de que as nossas necessidades físicas sejam satisfeitas, nossa cabeça dá instruções a cada parte. Nossas pernas, ainda que estejam em perfeita condição física não decidem o que é melhor para o corpo. Em vez disso, elas recebem ordem de nossa cabeça para suprir as necessidades do corpo. Assim também Cristo, após conceder dons aos membros do seu corpo, nos instrui em como usar esses dons.
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário: