quarta-feira, maio 09, 2012

Os Dons Espirituais - 11.



Continuação do post anterior.

Deus concedeu uns para profetas.

Identificando o doador - Já vimos que Cristo é o doador de todos os dons ministeriais. Por esse motivo todo dom é importante. O que dissemos para o dom de apóstolo se aplica também ao dom de profeta, bem como a qualquer outro dom ministerial. É Cristo quem concede os dons ao seu corpo. Jesus chama alguns membros e lhes concede a habilidade necessária para ocupar essa função na Igreja. Podemos dizer que Ele envia ministros ao seu corpo.

Nem todos serão apóstolos ou profetas. Lemos na Bíblia que Ele concedeu uns para apóstolos, e outros para profetas. Esses termos “Uns e outros” deixam claro que nem todos são apóstolos ou profetas. Cristo escolhe algumas pessoas para assumir cada ministério. Isso nos faz lembrar de uma pergunta de Paulo: “Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato”. (1 Coríntios 12.17 – RA).

Pensemos um pouco mais a respeito do doador dos dons. Em 1 Coríntios 12.8, lemos o seguinte: “A uns estabeleceu Deus na Igreja, primeiramente apóstolos; em segundo lugar profetas...”- RA. Todos os dons que Deus nos concede vêm através de Cristo. Veja em Tiago 1.17: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”. - RA; e, Efésios 4.7,8: “e a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo. Por isso, diz: Quando Ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens.” - RA.

Apenas alguns membros do corpo são chamados para serem profetas. Deus concede os dons ministeriais através de Cristo.

Identificando o receptor – De certa maneira o receptor do dom ministerial de profeta é, ao mesmo tempo, o corpo de Cristo e a pessoa escolhida para ser profeta. Essa última recebe o chamado e prepara-se para ser o dom de Cristo para o corpo.

Será que as características da pessoa influenciam no fato de ela ser conclamada para tornar-se profeta? Por acaso Deus escolhe indivíduos para assumir esse ministério sem nenhum motivo aparente? Sabemos que o Senhor tem todo o direito de agir assim, se o desejar. Um vaso de barro não faz perguntas ao homem que o fez. Veja Romanos 9.20: “Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?” - RA.

Entretanto há uma diferença entre o crente e um objeto, como um vaso: o crente tem vontade própria. Tem liberdade para escolher. O que acontece com o crente, pelo menos em parte, é influenciado pelas suas escolhas. Deus decide quem será chamado para ser profeta com base na atitude do coração de cada um. Um objeto não tem atitude, as pessoas sim. Atitude aqui significa maneira de pensar, de agir e de sentir. Deus conhece a nossa vontade. Também sabe o que pensamos, o que fazemos e como nos sentimos. Ele leva tudo isso em consideração quando escolhe alguém para ser profeta.

Profetas e outros dons ministeriais são preparados e dados ao corpo de Cristo por causa de suas qualidades interiores a qual Deus vê. Leia Atos 22.14: “Então, ele disse: O Deus de nossos pais, de antemão, te escolheu para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires uma voz da sua própria boca,” - RA). Leia em sua Bíblia 1 Samuel 16.6-13. Deus escolheu a Davi por que ele tinha a atitude de coração que Deus procurava.

Continua no próximo post.

Viva Jesus!

Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário: