segunda-feira, maio 19, 2008

Deixe a Bíblia ser seu guia.


Não nos convertemos, para ficar simplesmente procurando uma solução para nos “tirar do aperto”. Devemos procurar as soluções para os nossos problemas na Palavra de Deus, que sejam coerentes com a maneira cristã de viver. A maneira como o crente resolve os seus problemas é muito importante. Em primeiro lugar o crente está comprometido a viver em obediência a Jesus Cristo. Sendo assim, deve examinar todas as possíveis soluções à luz do que a Bíblia diz, dando atenção especial aos ensinamentos de Jesus e de Seus apóstolos. Há muitas passagens na Bíblia que são claras quando falam sobre fazer o que é certo e de acordo com a vontade de Deus. Em vista disso, soluções contrárias aos princípios bíblicos devem ser descartadas!
Em segundo lugar a Bíblia é o “Manual de Instruções” que Deus deixou para nós. As pessoas foram criadas por Deus e Ele sabe o que é necessário para que sejam bem sucedidas. Rejeitar ou ignorar os ensinamentos estabelecidos por Deus é abrir a porta para os problemas e dificuldades. A desobediência traz complicações! Seria muito longo citar aqui todos os versículos que falam da maneira como devemos viver. Devemos ler a Bíblia, nos orientar sobre problemas específicos com os irmãos mais experientes e ver o que a Bíblia tem a dizer sobre eles. Podemos encontrar orientações gerais nos Dez Mandamentos (Êxodo 20.3-17; Deuteronômio 5.7-21) e no Sermão do Monte (Mateus, capítulos 5 a 7; Lucas 6.20-49); epístolas de Paulo, Pedro, Tiago, etc.
Jesus Cristo referendou os Dez Mandamentos e ensinou que toda a Lei e os Profetas dependem do cumprimento dos dois maiores mandamentos, que são: “Amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento; e, amar ao próximo como a si mesmo” (Mateus 22.37-40).
Há um entendimento corrente de que fomos liberados para deixar de cumprir alguns mandamentos, “pois não estamos mais debaixo da Lei – uma vez que Cristo tomou sobre si a punição dos nossos pecados”. De fato, Cristo nos libertou do domínio do pecado, mas, Ele disse em Mateus 5.17,18: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar; vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nenhum i ou til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra”.
Portanto, Jesus não acabou com a Lei. Embora, na Nova Aliança, o Código Sacerdotal com os rituais e sacrifícios de animais não sejam mais válidos, e o “sétimo dia” seja o domingo, os cristãos devem obedecer os preceitos da Lei que foram referendados por Jesus Cristo e os Seus Apóstolos. E crer nas Profecias do Antigo Testamento até que tudo se cumpra. O apóstolo Paulo diz que não seremos julgados por ordenanças de alimentos, festas e sábados; que devemos nos unir e obedecer aos ensinamentos de Cristo; que os vícios devem ser abandonados e as virtudes cultivadas. Manda perseverar na oração e suplicar para que Deus nos abra a palavra, afim de falarmos do mistério de Cristo, etc. (Cf. Colossenses 2.14 e seguintes)
Deus não nos entregou Seus Mandamentos porque quer nos ver vivendo como Seus escravos. Em verdade, Ele o fez porque sabia que a nossa obediência a eles nos ajudaria a evitar muitos problemas e a viver uma vida feliz e com propósito.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário: