quarta-feira, março 12, 2008

A Sexualidade no Plano de Deus e o Celibato.

Um dos relacionamentos mais maravilhosos na vida do ser humano é o de um homem e uma mulher que se unem através do casamento e se tornam uma só carne. A sexualidade humana é um presente de Deus. Ela não apenas torna possível que os casais tenham filhos, como também é o meio pelo qual a união mais íntima que pode haver entre um homem e uma mulher se concretiza.
Alguns dos maiores problemas da vida surgem quando homens e mulheres abusam de sua sexualidade. Muitos tentam lidar com ela desprovidos da sabedoria revelada por Deus e da capacitação que Ele dá para que mantenham seus corpos em sujeição a Ele. Dessa forma, essas pessoas caem em armadilhas que as prendem a um estilo de vida mundano, capaz de causar danos físicos e emocionais.
É uma prática comum hoje em muitos lugares do mundo, homens e mulheres solteiros terem relacionamentos passageiros e “romances” superficiais, apenas com o intuito de satisfazerem suas “necessidades” sexuais. O mundo tem apresentado o sexo como algo tão glamouroso, que os jovens se sentem excluídos e “fora de moda” se não estiverem envolvidos sexualmente com alguém. O padrão bíblico do celibato (estado da pessoa solteira que não mantém relações sexuais) é geralmente ignorado por eles.
Será que é possível para uma pessoa conservar-se pura? É claro que sim! Podemos usar os mesmos recursos divinos que usamos em outras áreas de nossas vidas para evitar essa tentação. O princípio de 1 Coríntios 10.13 pode ser aplicado tanto aos nossos desejos sexuais como a outros desejos. Deus lhe dará forças para resistir a tentação de pecar, inclusive o pecado de envolvimento sexual fora do casamento.
Por que é que Deus proíbe o sexo fora do casamento? Há muitas razões e todas elas estão relacionadas com o amor e cuidado que Ele tem por nós. Ele quer proteger-nos de problemas graves que estão espalhados por toda a parte. Quando não há um compromisso de amor duradouro entre o homem e a mulher, as conseqüências normalmente são o sentimento de rejeição, de abuso e de degradação. O sentimento de culpa leva a pessoa a se auto condenar e a sofrer angústia espiritual.
O celibato é a única alternativa ao casamento aprovada pela Bíblia. Em 1 Coríntios 7, o apóstolo Paulo aconselha que se casem aqueles que não conseguirem se manter na condição de celibato. A melhor maneira que o solteiro tem de obedecer ao Senhor, mantendo-se sexualmente puro, é guardar os seus pensamentos (Tiago 1.14,15). O Senhor irá ajudá-lo nisso, se você optar por se manter puro. Viva em alegria e obediência ao Senhor. Ele o ajudará em cada passo que der.
Jesus já nos ensinou que “há razões diferentes que tornam alguns homens incapazes para o casamento: uns, porque nasceram assim; outros, porque foram castrados; e outros, ainda, não casam por causa do Reino do Céu” (Mateus 19.12 – NTLH). “Nem todos podem aceitar essa declaração, disse Jesus, só aqueles a quem Deus ajuda” (Mateus 19.11 – BV). O apóstolo Paulo reconheceu que o celibato é um dom de Deus e não é para todos, mas aqueles que o têm, podem ser uma bênção especial para o Reino de Deus, quando se dedicarem à vontade do Senhor e O servirem com seriedade (1 Coríntios 7.7). Leia a passagem das Escrituras que o ajudará a lidar com essas “necessidades” sexuais partindo da perspectiva certa:
“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém. Todas as coisas me são lícitas, mas não me deixarei dominar por nenhuma delas. Os alimentos são para o estômago, e o estômago para os alimentos; mas Deus destruirá tanto esses como aquele. Porém, o corpo não é para a impureza, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo. (...) Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1 Coríntios 6.12,13,19,20).
Viva Jesus!
Deus lhe abençõe!

Nenhum comentário: