sábado, setembro 30, 2017

Introdução ao Novo Testamento – 18.
Continuação do post anterior.
Evangelho de Lucas, continuação.
Características Especiais. Além dos aspectos da vida de Jesus que Lucas ressaltou, há muitas características especiais em sua narrativa. Para exemplificar, ele dá atenção ao papel desempenhado por certos grupos de pessoas, como mulheres, crianças e os pobres. Também, as palavras utilizadas e os detalhes incluídos demonstram que o autor estava familiarizado com a profissão médica. Lucas é o mais literário dos quatro evangelhos: contém diversas belas canções e poemas, e conta com um rico vocabulário. Suas páginas também revelam um interesse pala importância universal da mensagem de Cristo e da obra do Espírito Santo. Todas essas características emprestam ao evangelho de Lucas um valor todo especial. Examinemos alguns aspectos dessas características:
O Papel das mulheres, crianças e pobres. Com freqüência, Lucas apresentou uma descrição mais completa das mulheres e das crianças envolvidas na vida e no ministério de Jesus. Em sua narrativa, Lucas também registrou várias histórias curtas e parábolas que abordam especificamente a pobreza e a riqueza; e a maioria dessas breves narrativas não aparece nos outros Evangelhos.
As parábolas sobre a pobreza e a riqueza aparecem exclusivamente no Evangelho de Lucas, incluindo aquela notável sobre o rico insensato (veja em Lucas 12.13-34). Quão vividamente essa história nos ensina quão importante é compreender quais são as verdadeiras riquezas!
A Perspectiva de um médico. Muitos eruditos da Bíblia acham que o Evangelho de Lucas oferece evidências de que foi escrito por um médico. A narrativa de Lucas com freqüência demonstra maior interesse pelos enfermos do que se vê nas narrativas de Marcos e Mateus. Notemos, por exemplo, a mais completa narrativa dada por Lucas, em contraste com Marcos, das doenças ou enfermidades curadas por Jesus nos exemplos abaixo:
  • Marcos 1.30: “acamada com febre”; Lucas 4.38: “enferma com febre muito alta”.
  • Marcos 1.40: “era um leproso”; Lucas 5.12: “um homem coberto de lepra”.
  • Marcos 3.1: “um homem que tinha uma das mãos mirradas”; Lucas 6.6: “Um homem cuja mão direita estava mirrada”.
  • Marcos 14.47: “cortou-lhe a orelha”; Lucas 22.50,51: “cortou-lhe a orelha direita”. Só Lucas acrescenta que Jesus tocou a orelha cortada e a curou.
Ponto de vista universal. O Evangelho de Lucas mostra que ele queria deixar claro para o mundo a importância universal da vida e da obra de Jesus. Em seus escritos, Jesus é revelado não somente como figura viva da história judaica, mas também como o Salvador de todos os homens. Por muitas vezes Seus milagres e ensinos visavam apenas às pessoas de nações gentílicas.
A Obra do Espírito Santo. Entre os três Evangelhos sinóticos, Lucas é o que tem maior número de referências à atuação do Espírito Santo. Ele havia mostrado como o Espírito Santo esteve envolvido em cada aspecto da vida de Cristo. Também observou características do seu ministério na vida de outras pessoas importantes.
Beleza literária. Lucas incluiu quatro magníficos cânticos ou poemas em seu Evangelho. São os cânticos de Maria (1.46-55), de Zacarias (1.67-79), dos anjos (2.14), e a oração de Simeão (2.29-32). Cada um é uma obra prima de expressão e louvor. Emprestam ao Evangelho de Lucas uma beleza toda especial. Além disso, a habilidade literária de Lucas é vista pela maneira como ele escreveu sobre os eventos da vida do Mestre e expressou as parábolas e os ensinos que Jesus deu. Notemos, por exemplo, as vívidas descrições do filho pródigo e de seu invejoso irmão (15.11-32) e do pomposo fariseu e do penitente publicano (18.9-14). O habilidoso registro desse ensino de Jesus faz os personagens adquirirem vida diante de nós.
A capacidade de Lucas para narrar os eventos não é menos impressionante. Quão profundamente comovidos e animados sentimo-nos quando lemos sua simples descrição do aparecimento de Jesus aos Seus abatidos discípulos, na estrada para Emaús (24.13-32)! Verdadeiramente, Lucas era um artista no uso das palavras, e nós é que nos beneficiamos de seu talento.

Continua no próximo post.

Nenhum comentário: