sexta-feira, março 17, 2017

Introdução ao Novo Testamento - 09.


Continuação do post anterior.
Pereia. Quase todos os habitantes de Pereia eram judeus, embora ali também vivessem gentios. Com freqüência, a Pereia é referida nas páginas do Novo Testamento como a terra “além do Jordão”. A caminho de Jerusalém pela última vez, Jesus atravessou essa região ensinando em suas vilas e cidades. (Veja em Marcos 10.1-45; e Mateus 19.1-20.28).
Judéia. No distrito da Judéia estavam localizadas as cidades de Belém, onde Jesus nasceu, e Jerusalém, cenário de muitos dos mais cruciais acontecimentos de Sua vida. Perto de Jerusalém ficava a aldeia de Betânia, lar de Maria, Marta e Lázaro, ao qual Jesus ressuscitou dos mortos (Leia em João 11.1,32-44). Não muitos quilômetros dali ficava Jericó, onde Jesus curou o cego Bartimeu (Leia em Marcos 10.46-52). Durante Seu ministério, Jesus fez diversas viagens à Jerusalém e às aldeias próximas. Esteve presente nas grandes festividades judaicas anuais, celebradas em Jerusalém. Foi em Jerusalém que Jesus foi julgado, crucificado e sepultado (Leia em Lucas 22, 23). Após a Sua ressurreição Jesus apareceu a dois de Seus seguidores, no caminho para Emaús, cerca de onze quilômetros de Jerusalém (Veja em Lucas 24.13-27). Posteriormente, Jesus instruiu Seus discípulos acerca do futuro ministério deles, conduzindo-os na direção de Betânia. Foi então que Ele foi arrebatado para o céu, desaparecendo de diante de suas vistas. E os discípulos retornaram à Jerusalém a fim de esperar pela prometida descida do Espírito Santo (Leia em Lucas 24.36-53).
Os Eventos da Vida de Jesus.
Os eventos da vida de Jesus podem ser divididos em quatro períodos principais: 1) Seu nascimento e preparação para o ministério; 2) Seu ministério terreno e Sua popularidade; 3) Seu ministério posterior e controvérsias; 4) Sua morte, ressurreição e ascensão. Esses períodos principais aparecem na mesma seqüência, em cada narrativa evangélica. Porém, os escritores sagrados dispuseram os incidentes específicos, dentro de cada período, segundo os seus próprios propósitos. Devemos lembrar que o alvo deles não era primariamente fornecer-nos uma narrativa estritamente cronológica, e, sim, retratar com exatidão a pessoa de Jesus.
Os Ensinamentos de Jesus.
Ensinar era um dos aspectos vitais de Sua obra, porquanto Ele veio com a missão de anunciar as boas novas aos pobres e revelar a verdade de Deus a toda a humanidade. Cada página dos evangelhos está assinalada pela presença de Suas advertências, proclamações, exortações e explicações. Consideraremos cinco características de Seu ensino.
A Base. O ensino de Jesus alicerçava-se sobre o Antigo Testamento como a Palavra de Deus, e sobre si mesmo como o unigênito Filho de Deus. Jesus extraía subsídios dos recursos do Antigo Testamento. Também Se colocava em relação aos escritos do Antigo Testamento como Aquele que possuía total autoridade para explicar seu verdadeiro sentido.
Jesus aplicava a si mesmo as profecias e eventos do Antigo Testamento. De acordo com o trecho de Lucas 4.18, Ele leu a descrição sobre a Sua missão no livro do profeta Isaías. Deixou bem claro que viera para cumprir a lei (Leia em Mateus 5.17-20). Quando Jesus falou com Nicodemos, falou-lhe sobre a Sua morte na cruz aludindo-se a certa experiência que os israelitas tiveram no deserto (Veja João 3.14 e Números 21.8,9). Quando os fariseus lhe pediram um sinal, Ele lhes disse que daria o “sinal de Jonas” – dando a entender que Ele ressuscitaria dentre os mortos, três dias depois de ser crucificado (Leia em Mateus 12.39,40). Após a Sua ressurreição, Jesus encontrou-se com dois de Seus discípulos na estrada para Emaús. Enquanto caminhavam, Ele lhes explicava “o que dEle se achava em todas as Escrituras” (Leia em Lucas 24.27).
Jesus também mostrou que Ele estava investido de uma posição de autoridade ímpar no tocante às Escrituras do Antigo Testamento. Por exemplo, Ele disse que era “senhor também do sábado” (Leia em Mateus 2.28). De conformidade com o trecho de Êxodo 31.15, nenhum trabalho deveria ser feito em dia de sábado. No entanto, Jesus declarou que tanto Ele quanto o Pai trabalhavam continuamente, mesmo em dia de sábado (Leia em João 16.17). Jesus curava em dia de sábado e ensinou que era legítimo fazer tal coisa (Leia em Lucas 13.10-17). Jesus também introduziu um padrão de conduta superior àquele que fora revelado no Antigo Testamento (Leia Mateus 5). Esses exemplos mostram que Jesus Se punha na condição de Filho de Deus no tocante não somente às profecias do Antigo Testamento, como também à lei.

Continua no próximo post.

Nenhum comentário: