quarta-feira, junho 15, 2016

A Doutrina do Pecado - 03.


Continuação do post anterior.
A Natureza do Pecado.
Não seria bom para nós se o pecado fosse alguma substância física que pudesse ser isolada? Poderíamos então convidar pesquisadores para descobrirem alguma droga ou soro, a fim de destruir tal substância. Então equipes de especialistas poderiam ir de uma comunidade para outra, aplicando injeções que pusessem fim ao poder e as consequências do pecado. Não demoraria muito para que a sociedade humana fosse totalmente transformada e as pessoas começassem a viver, realmente, para a glória de Deus. Porém sabemos que o pecado não é algum micróbio ou vírus. Qual é, pois, a real natureza do pecado?
Já vimos uma breve definição do pecado, que é a desobediência e o não moldar-se à Palavra de Deus. Envolve tudo quanto as pessoas fazem de errado. Inclui fazer aquilo que não deveríamos fazer e não fazer aquilo que devemos fazer.
O idioma hebraico em que foi escrito o Antigo Testamento e o dialeto grego em que foi escrito o Novo Testamento empregam vocábulos expressivos para descrever o ato de pecar contra Deus. Os estudiosos da Bíblia que têm estudado a formação de palavras, explicam quais ideias estão envolvidas, O estudo das Palavras que eles têm feito nos permite entender melhor a palavra pecado. Cada um dos termos usados expressa de maneira diferente alguma atitude ou ação que provoca a desaprovação do Senhor. Consideremos alguns desses termos. (Os termos usados em modernas traduções da Bíblia podem não ser exatamente os mesmos que aqueles que damos aqui e que são derivados de expressões hebraicas ou gregas.

  1. Transgressão (Romanos 5.14-17). Transgredir ou traspassar significa invadir a propriedade ou os direitos de outra pessoa. Quando vemos um cartaz que diz: “Proibida a entrada”, sabemos que o seu significado é que alguém não deseja que sua propriedade seja invadida. Para impedir isso, as propriedades são cercadas claramente em seus limites. Às vezes, incluem-se no aviso, a pena para quem transgredir. De igual modo, Deus estabeleceu certos limites morais para o homem, aos quais chamamos de leis. Quando uma pessoa transgride, ultrapassa essas linhas, ela está pecando – ignorando a lei de Deus. O pecado consiste na transgressão da lei de Deus (ver 1 João 3.4: Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.” - RA).
  2. Errar o alvo (Êxodo 20.20: “ Respondeu Moisés ao povo: Não temais; Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.” - RA). Quando uma pessoa peca, ela deixa de cumprir o propósito de Deus para a sua vida. Nesse sentido, pois, o pecado é o mesmo que errar o alvo. A pessoa erra quanto àquilo que Deus planejou para ela. Errar o alvo faz parte do vocabulário dos arqueiros, quando alguém deixa de acertar a mosca ou centro de um alvo.
  3. Egoísmo (Salmo 119.36; Filipenses 2.3). O primeiro ato de desobediência foi causado pelo egoísmo, pois o homem desejou aquilo que sentiu que Deus lhe havia negado. Isso apelou para sua vaidade ou orgulho.
  4. Rebeldia (Êxodo 23.21; 1 Samuel 24.11). Rebelar-se é desobedecer ou agir contra a autoridade de alguém. É desviar-se da lei de Deus. Isaías ilustra isso quando escreve: “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho... “ (Isaías 53.6). É precisamente isso que os homens fazem o tempo todo. Cada qual quer “fazer aquilo que lhe agrada” - seguindo os seus próprios desejos. A mesma coisa acontece em todas as comunidades e nações. As pessoas não querem seguir pela vereda que Deus determinou para elas.
  5. Imundície (Tiago 1.27: “ A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.” - RA). Quando uma pessoa peca intencionalmente, tem a consciência de estar fazendo o que é errado, pois a sua consciência a condena. O sentimento de culpa, despertado pelo pecado, faz o indivíduo notar a sua própria imundície. O indivíduo sente-se sujo. Eis a razão pela qual as escrituras falam sucre a necessidade de purificação – por causa da poluição do pecado (Ver Salmos 51.2,7: “ Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve.” - RA; 1 João 1.7: “ Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” - RA).
    Fazendo um breve sumário, o pecado consiste na desobediência a Deus, por parte de Suas criaturas inteligentes. Qualquer coisa cujo alvo não seja a glória de Deus é pecado (ver Romanos 3.23). Qualquer coisa existente no homem que não expresse o santo caráter de Deus, ou seja contrário ao mesmo, é pecado.
    Continua no próximo post