sábado, março 12, 2016

A Doutrina do Pecado - 02.


Continuação do post anterior.
A Origem do Pecado.
Durante muitos séculos, os estudiosos têm debatido se o pecado é eterno e se sempre existiu paralelamente ao bem..Alguns deles têm chegado à conclusão que o conflito entre o que é certo e o que é errado sempre existiu e que isso continuará por toda a eternidade. Teria havido um tempo quando só existia o bem? Nesse caso, quando foi que o pecado fez a sua aparição? Tentemos encontrar respostas para essas perguntas procurando conhecer a origem do pecado, no universo e na raça humana.
No Universo. Vejamos o que as Escrituras dizem a respeito da origem do pecado no universo. Revisemos de modo sucinto esses fatos, para vermos como eles estão relacionados à propagação do pecado à raça humana:
  1. Os anjos foram criados como uma companhia de seres pessoais santos e perfeitos, cuja vontade inclinava-se para obedecer ao Criador.
  2. Aparentemente, os anjos tinham a capacidade de escolher e de compreender as consequências da desobediência.
  3. Um dos anjos, satanás, ocupava uma posição exaltada (Ezequiel 28.12; 2 Coríntios 4.4;e Efésios 2.2).
  4. Evidentemente, satanás foi o líder da rebelião contra o Senhor Deus, desde o começo (João 8.44; 1 João 3.8).
  5. Com base em referências a reis terrenos que parecem representar satanás, deduzimos que o seu pecado começou com a ambição e a soberba (orgulho). (Comparar Ezequiel 28.11-19 e Isaías 14.13,14 com 1 Timóteo 3.6)
As passagens bíblicas acima ajudam-nos a entender que satanás estava descontente com a sua posição, sob o poder de Deus. Interessava-se mais por sua própria ambição do que em servir ao Senhor. Ficou tão cego, ante sua própria beleza, que parece haver pensado que poderia ultrapassar ao Criador. Mostrava-se egoísta, descontente e cobiçoso, desejando não somente aquilo que o seu Criador lhe concedera, mas também aquilo que o Senhor reservava para Si mesmo. Os sintomas do pecado que vemos em satanás, aparentemente foram as causas básicas do pecado, entre todos os anjos que caíram.
Tudo isso reveste-se de grande importância para nós, porque quando satanás e seus anjos rebelaram-se contra Deus, o pecado tornou-se um princípio fundamental na vida existente no universo. O pecado deles representava oposição ao governo do nosso amoroso Pai celestial. O propósito de satanás, dali por diante, foi o de frustrar o plano de Deus em cada área do universo. Ele encabeça um sistema mundial que faz oposição a Deus e ao seu governo.
Na Raça Humana. Conforme já vimos, Deus criou o homem sem qualquer natureza pecaminosa, deixou-o em um meio ambiente ideal, e providenciou tudo para a satisfação de todas as suas necessidades. Deus deu a Adão uma mente poderosa e ocupações abundantes para nelas dispender o seu tempo e energias. Também deu a Adão uma ajudadora apropriada para servir-lhe de companheira. Em seguida, o Criador decretou algumas regras simples a serem observadas, advertindo a Adão e Eva sobre as consequências da desobediência. Então entrou em íntima comunhão com aquele primeiro casal.
O aviso dado por Deus a Adão e Eva era um teste simples. Em meio às provisões e privilégios abundantes, foi-lhe negada uma única coisa: o fruto de uma certa árvore. Esse teste tinha por propósito mostrar a obediência ou desobediência deles à vontade do Senhor. Adão e Eva não foram criados como autômatos para viverem para a glória de Deus sem qualquer escolha. A vontade deles inclinava-se para Deus; mas, visto que eles tinham o poder de aceitar ou rejeitar essa inclinação, poderiam exercer sua livre vontade e fazer uma escolha deliberada. Essa capacidade é uma condição necessária para um teste dessa natureza.
Satanás não teve nenhum tentador quando se rebelou contra Deus, mas os primeiros seres humanos tiveram. Pouco depois de Adão e Eva terem sido postos no jardim do Éden, satanás aproximou-se de Eva, dando a entender que Deus estava negando, a ela e a Adão, alguma coisa que era boa e benéfica. É de se admirar que Eva não tenha feito qualquer objeção à séria acusação de satanás contra Deus. De fato, quando satanás virtualmente declarou que Deus era mentiroso, ao afirmar: “Certamente, não morrereis” (Gênesis 3.4), Eva nem protestou e nem procurou suavizar a falsa declaração satânica contra o santo caráter de Deus. Antes, ela apenas buscou os benefícios que ela mesma poderia ganhar, se seguisse a palavra do tentador. Essa palavra apelou para os seus sentidos, para os seus apetites, em uma ambição que acabara de ser despertada.
Dessa maneira, mediante um ato de sua vontade e por causa do engodo de satanás, Eva resolveu fazer o que queria, ao invés de fazer o que Deus queria. O trecho de Gênesis 3.1-5 mostra-nos que ela queria: 1) ter aquilo que Deus havia proibido; 2) saber o que Deus não havia revelado; e 3) ser aquilo que Deus não tencionava que ela fosse.
Dessa maneira, Eva preferiu o próprio “eu” e não a Deus e é nisso que consiste o pecado. Olhando para o fruto, ela raciocinou que, visto ser o mesmo bom para comer, não seria errado comê-lo. Ela também pensou que, visto que o fruto daquela árvore era agradável e lhe traria conhecimento, comê-lo não seria errado. Porém, ela esqueceu-se do fato mais importante: Deus havia proibido que se comesse daquele fruto! Vendo somente o que queriam ver, ela e Adão comeram do fruto, em franca desobediência à Palavra de Deus. Não perguntaram se aquele ato glorificaria a Deus, embora tivessem inteligência suficiente para entender as consequências. Por qual motivo não consideraram com mais cuidado o que estavam fazendo?
Foi assim que os nossos primeiros antepassados preferiram ignorar deliberadamente o aviso divino. Embora tivessem sido tentados, ninguém os havia forçado a agir contra as instruções do Senhor. Esse ato de desobediência foi o que produziu o pecado na raça humana (ver Romanos 5.12) e a atitude que levou a esse pecado, continua atuando nos homens. Foi desse modo que o pecado entrou no mundo, envolvendo a humanidade com sua má influência, destruindo o feliz relacionamento do homem com Deus. O pecado prossegue em seus maus efeitos sobre cada descendente de Adão. Cada pessoa herda de Adão uma natureza pecaminosa que, se não for corrigida, levará eventualmente à morte e a condenação espiritual.

Continua no próximo post.