quarta-feira, dezembro 21, 2016

Introdução ao Novo Testamento - 05


Continuação do post anterior.
Deus se revelou ao povo judeu. Como resultado da diáspora, muitos não-judeus se tinham convertido ao judaísmo, e o judaísmo se generalizara. Entretanto, parece que nos tempos do Novo Testamento o judaísmo estava sendo dominado por uma atitude crescente estreita e racista. Como prova disso basta que pesquisemos o Novo Testamento, observando as atitudes demonstradas pelos líderes judeus, descritas ali; pois parece que sua política e seus negócios tinham começado a absorver quase toda a atenção deles.
Enquanto os judeus andavam ocupados com seus interesses, outras religiões também reivindicavam a lealdade de homens e mulheres. Muitas pessoas seguem religiões do Oriente, do Egito e da Ásia Menos. Outras se envolviam com as religiões misteriosas dos gregos que enfatizavam as idéias da ressurreição e da purificação. Ainda outras seguiam cultos dedicados a divindades e espíritos associados a determinados lugares e ocupações. Também havia a religião romana oficial, em que as estátuas dos imperadores de Roma eram adoradas como símbolos do poder romano.
Esses fatores demonstram que havia um interesse geral pelas questões religiosas e a busca por respostas significativas. As pessoas começaram a indagar se talvez havia apenas um Deus universal. Muitas pessoas queriam descobrir a purificação da culpa, havendo um grande desejo de saber o que sucedia ao ser humano após a morte. As filosofias da época não proviam respostas aceitáveis, e as pessoas ficavam insatisfeitas com as conclusões a que a razão humana chegava. Muitos viviam na desesperança, no vazio espiritual, na corrupção e na imoralidade. Que tempos foram aqueles em que Cristo Jesus veio a este mundo, para iluminar os corações e as mentes obscurecidas dos homens com o pleno resplendor da glória de Deus!
Os Livros do Novo Testamento.
Já nos temos familiarizado com o mundo do Novo testamento – suas religiões, sua cultura e sua política, Agora, entretanto, voltemos a atenção para o próprio Novo Testamento, a narrativa do grande milagre mediante o qual Deus tornou-se homem, a fim de fazer o homem voltar-se para Deus. Esse é o Novo Testamento, pois anuncia o novo acordo que Deus estabeleceu com o homem por meio de Cristo. Enquanto o Antigo Testamento revelava a justiça de Deus por meio da Lei, o Novo Testamento revelava essa justiça por meio da graça e da verdade que há em Jesus Cristo. Examinaremos os tipos de conteúdo, os autores e a cronologia dos vinte e sete livros que perfazem o Novo Testamento.
O Conteúdo dos Livros. Há quatro tipos básicos de conteúdo no Novo Testamento: contudo histórico, doutrinário, pessoal e profético. Cada um desses tipos de conteúdo tem certas características. No tocante ao conteúdo, os livros do Novo Testamento são classificados de acordo com o tipo principal do conteúdo que cada um revela. O evangelho de Mateus, por exemplo, encerra algumas seções proféticas. Entretanto a maior parte de seu conteúdo é histórica. Portanto, deve ser incluída entre os escritos históricos.
Os Livros Históricos. Os livros históricos incluem as quatro narrativas da vida de Cristo (Mateus, Marcos, Lucas e João), bem como o relato do começo da Igreja (Atos dos Apóstolos). São chamados livros históricos porque o seu propósito primário é registrar os eventos e apresentar os fatos. Incluem os nomes de muitas pessoas e lugares. Com freqüência, citam as palavras que foram ditas em determinadas situações. Também dão muitas descrições pormenorizadas das circunstâncias e dos resultados de atos específicos. De modo geral, os escritos históricos prestam informações que respondem a perguntas como estas: Que sucedeu? Onde sucedeu? Quem fez isso? O que foi dito? Qual foi o resultado? Porém, os livros históricos do Novo Testamento nos dão muito mais do que as respostas a essas perguntas. O próprio Filho de Deus nos é revelado por intermédio do Registro que eles apresentam das coisas que Jesus disse e fez.
Os Livros Doutrinários. A maioria dos livros doutrinários compõe-se de cartas escritas para certos grupos de crentes. Com freqüência abordam assuntos específicos que alguns daqueles grupos estavam enfrentando, ao procurarem seguir a maneira de viver cristã. Ao escrever a esses crentes, os autores desses livros explicaram as grandes verdades a respeito de Jesus Cristo e Sua obra, se ainda não as haviam compreendido. Os autores sagrados igualmente descreveram a relação entre os crentes a Cristo, e como os crentes devem viver como resultado disso. As poderosas mensagens que Deus inspirou que escrevessem não visavam apenas aos primeiros discípulos, mas também “todos os que em todo lugar invocam o nome de Nossos Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 1.2).
Os livros doutrinários são os seguintes: Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossences, 1 e 2 Tessalonicenses, Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, Judas e 1 João.
Continua no próximo post.


Nenhum comentário: