quarta-feira, dezembro 09, 2015

O Espírito Santo - 08.

Continuação do post anterior.
Complementando, o Espírito Santo controla a missão evangelizadora da Igreja, orientando os Seus servos para onde devem ir e para onde não devem (Veja em Atos 13.2: “E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado” – RA; e em Atos 16.6,7: “E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu” - RA). Mediante essa orientação divina, os cristãos primitivos atingiram centros populacionais importantes que se tornaram vitais na continuação da missão da Igreja, que é a de pregar o evangelho a toda criatura (Veja Marcos 16.15: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” - RA). Nos primeiros esforços missionários e evangelísticos da Igreja cristã, foi o Espírito Santo quem separou Paulo e Barnabé para servirem, ordenando-os para esse ministério.
O Espírito Santo também dirigiu os crentes na devida administração da Igreja. Quando o cristianismo cresceu e atravessou fronteiras nacionais, culturais e religiosas, surgiram indagações que requeriam respostas coerentes com as Escrituras e com o amor cristão. Os preconceitos humanos naturais ameaçavam dividir o corpo de Cristo; mas, a liderança do Espírito Santo permitiu que Tiago e os outros apóstolos resolvessem as dificuldades; mediante sábios conselhos (veja em Atos 15.28,29: “Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais: 29 que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde”). Isso capacitou a Igreja a crescer ainda mais rapidamente, desenvolvendo um espírito de unidade.
Através de Sua contínua orientação, o Espírito Santo conduziu Paulo e outros cristãos a darem o encorajamento, consolo, ensino doutrinário, advertência e a disciplina necessária à Igreja mediante epístolas inspirada. Poe exemplo, Paulo abordou a questão específica da conduta na igreja local de Corinto, em termos de responsabilidades sociais (Veja 1 Coríntios 7.40: “ Todavia, será mais feliz se permanecer viúva, segundo a minha opinião; e penso que também eu tenho o Espírito de Deus”). O escritor da epístola aos hebreus explicou a questão da disciplina como um processo de desenvolvimento espiritual, mediante o qual Deus leva os crentes na direção da maturidade espiritual (Veja em Hebreus 12.4-11). Nesse processo de amadurecimento, o Espírito Santo, como um sábio administrador, equipa cada crente com os dons que são necessários para efetuar a Sua função no mundo e no seio da Igreja, o corpo de Cristo. Compare Romanos 12.4-8; 1 Coríntios 1.28 e Efésios 4.11-16. Escreveu Paulo: “E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso” (1Coríntios 12.6,7).
O Espírito Santo, portanto, provê à Igreja esses pontos fortes:
  1. Poder para evangelizar.
  2. Sabedoria e coragem necessárias para defender a fé.
  3. Dons apropriados para servir ao corpo inteiro de Cristo, bem como a membros individuais.
  4. Liderança humana para dirigir o trabalho cristão.
  5. Visão e inspiração necessárias para cumprir a Grande Comissão.
Você deve estar percebendo o quanto precisamos depender do Espírito Santo quanto à vida espiritual, à força, à visão espiritual, à eficácia no serviço, à ajuda em tempos de testes e para que cheguemos à maturidade e a vitória pessoal. Adore, pois, ao Espírito Santo.
Ame a Sua presença em sua vida. Deseje crescer e desenvolver-se, tornando-se uma pessoa espiritual, conforme Ele quer que você seja. Que você sempre tenha consciência da presença dessa Pessoa, que veio viver em você. Mostre-se sensível para com a Sua voz, os Seus apelos, a Sua correção e as Suas admoestações. Que cada pensamento, conversa e ato seu, reflitam a consciência que você tem da posição de liderança que Ele exerce em sua vida. Então, o seu caminho tornar-se-á espiritualmente próspero e a sua vida cristã será verdadeiramente bem sucedida.

Continua no próximo post.