sexta-feira, setembro 18, 2015

O Espírito Santo - 05.

Continuação do post anterior.
O ensino de Jesus sobre o ministério do Espírito Santo (Veja João 14.16,17,26; 15.26; 16.5-15: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Mas, o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”), leva-nos a concluir que, na ausência de nosso Senhor Jesus Cristo deste mundo e em favor do Pai, o Espírito Santo é Aquele que dá testemunho aos incrédulos. O Espírito Santo convence-os do pecado e os atrai a Cristo. Em seguida, Ele ilumina o crente no tocante às suas responsabilidades espirituais. O Espírito Santo mostra ao indivíduo injusto que a única maneira dele tornar-se justo é mediante a fé na expiação de Cristo. É ao revelar que Cristo pagou a penalidade imposta pelos nossos pecados, de uma vez por todas, que o Espírito Santo é capaz de convencer os incrédulos do julgamento final. O Espírito Santo convence os incrédulos do pecado.
Em relação aos crentes individuais. Consideremos o ministério do Espírito Santo em relação aos crentes sob duas categorias: 1) Sua ajuda; e 2)Seu batismo.
1) Sua ajuda. Jesus disse aos seus discípulos que convinha que Ele os deixasse, pois somente assim o Espírito Santo viria para ajudá-los (Veja João 16.7: “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei” - RA). Ficamos admirados ao ver as muitas formas de ajuda que os crentes podem receber da parte dEle. Vejamos:
1.1 - Tornamo-nos crentes mediante a atuação do Espírito Santo. Quando éramos incrédulos, estávamos espiritualmente mortos; mas, quando nos achegamos a Deus, com arrependimento e fé, nascemos espiritualmente. Tornamo-nos uma nova criatura (Ver 2 Coríntios 5.17: E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” - RA). Nascemos do alto pelo poder do Espírito do Senhor, e recebemos uma nova natureza. Essa experiência é chamada regeneração, pelos teólogos (Ver João 3.5-7: “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo”; Efésios 2.5: “e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos” - RA; e Tito 3.5: “ não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,” - RA).
1.2 - Do Espírito Santo é que recebemos poder para testificar. (Veja Atos 1.8: “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” - RA). Surgem problemas quando tomamos decisão de anunciar as boas novas às outras pessoas. Circunstâncias, pessoas e espíritos malignos procuram impedir-nos. Precisamos de um poder especial para superarmos todos esses obstáculos. O Espírito de Deus é a fonte do poder que precisamos para que o nosso testemunho cristão seja eficaz.
1.3 – O Espírito Santo ministra-nos como um mestre. (Veja João 14.26; 15.26; 16.13). Talvez eu não pertença a alguma classe privilegiada, mas, quando eu rogo ao Espírito por Sua ajuda, Ele me ensina. Ele está mais disposto a revelar-me as verdades divinas do que qualquer outro ser (Veja 1 Coríntios 2.12-14).
1.4 – Também recebemos a ajuda do Espírito intercedendo em nosso favor. Isso significa que Ele apresenta as nossas necessidades diante de nosso Pai celestial, Você já não se sentiu capaz de orar diante de certas situações? Há ocasiões em que não temos força para orar. É nesses momentos que podemos contar com a intercessão do Espírito Santo em nosso favor (Romanos 8.26: “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” - RA).
1.5 – O Espírito Santo guia-nos dia após dia na direção de uma vida cristã vitoriosa. Quando somos regenerados e o Espírito Santo vem residir em nossa vida descobrimos que temos duas naturezas: uma delas voltada para o que é natural ou físico e a outra voltada para o que é espiritual. Descobrimos que o nosso corpo continua sujeito às tentações da carne. A luta pela qual então passamos, entre o bem e o mal que há dentro de nós, é descrita com detalhes no sétimo capítulo de Romanos. Nesse trecho bíblico, escreveu Paulo: “Porque eu sei que em mim, isto é, em minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem” (Romanos 7.18). Nesse passo bíblico, o apóstolo não levou em conta a ajuda que nos é dada pelo Espírito Santo; mas, no oitavo capítulo dessa mesma epístola, ele menciona o Espírito Santo nada menos que dezenove vezes no que tange à vida cristã vitoriosa. O controle do Espírito Santo sobre a vida do crente é o segredo da vitória sobre o pecado. O Espírito Santo está resolvido a levar-nos ao desenvolvimento espiritual; Ele quer mostrar-nos como podemos dominar a nossa natureza egoísta (Veja Romanos 8.1-14).
Continua no próximo post.

Nenhum comentário: