sábado, agosto 01, 2015

O Espírito Santo - 02.

Continuação do post anterior.
Associações do Espírito Santo com a Natureza Divina. Diversos versículos da Bíblia revelam a deidade do Espírito Santo, mediante as Suas associações. Nos dois primeiros exemplos alistados a seguir, a deidade do Espírito Santo fica entendida através de Sua associação com as outras Pessoas de Trindade. Vemos a igualdade essencial de pessoas, como também a igualdade essencial de deidade:
    Mateus 28.19 – a fórmula batismal: “… batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.
  1. Coríntios 13.13 – a bênção apostólica: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós”
  2. 1 Coríntios 12 – Nesse capítulo vemos a Igreja como o corpo místico de Cristo (v. 27: “ Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo” ). Deus nomeia ministros para Sua Igreja, a fim de ajudá-la em seu desenvolvimento (v. 28: “A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas”). E é o Espírito Santo quem, soberanamente, distribui dons entre os membros desse corpo místico (v. 11: “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente”). O inter-relacionamento que aí percebemos só pode ser explicado com base no fato da plena igualdade de cada Pessoa da bendita Trindade. Somente sobre essa base é que o Espírito Santo pode exercer os Seus direitos de deidade, distribuindo soberanamente os dons espirituais, conforme a Sua vontade (Veja 1 Coríntios 12.4-6,11)
  3. Atos 28.25-28. Paulo oferece-nos uma útil compreensão quanto a essa questão, quando diz que o Espírito Santo proferiu as palavras registradas em Isaías 6.9,10, palavras essas que, de acordo com o próprio Isaías, foram ditas por Deus. Compare esses dois trechos bíblicos entre si. Essa comparação revela-nos que, visto que o Espírito Santo é o representante ou agente de Deus Pai, Ele age em lugar do Pai sobre a terra. Isso é novamente demonstrado mediante estes exemplos: Ele atrai os homens a Cristo (Veja João 6.44); Ele revela a verdade (Ver João 14.26 e 16.13) e Ele guia (Ver Romanos 8.14: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” ).
  4. Gênesis 1. O esforço combinado do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme se vê em Gênesis 1.26, onde Deus assevera: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança…” O uso de pronome plural (nós) indica a pluralidade de pessoas na Deidade, conforme já vimos. Fica implícito que todas as três Pessoas estiveram ativas na criação.
  5. Aquelas referências bíblicas que abordam o relacionamento entre o Espírito Santo e as demais Pessoas da Trindade demonstram biblicamente que o Espírito Santo é Deus, igualmente com o Pai e com o Filho.
A Personalidade do Espírito Santo.
Os Componentes Essenciais da Personalidade. Pudemos observar que há três componentes essenciais na personalidade: 1) o intelecto (a capacidade de pensar); 2) a sensibilidade (a capacidade de sentir) e 3) a vontade (a capacidade de tomar decisões). Examinemos os trechos bíblicos que se referem ao Espírito Santo e vejamos como essas características se aplicam a Ele.
A Bíblia nos ensina com clareza sobre a personalidade do Espírito Santo. Em seu excelente discurso sobre a vida através do Espírito, o apóstolo Paulo concluiu referindo-se a “mente do Espírito” (Romanos 8.27), que identifica a sua faculdade intelectual. O apóstolo Paulo também atribui sensibilidade ao Espírito Santo (Romanos 15.39). Em outras palavras ele se refere a capacidade que o Espírito Santo tem de sentir – nesse caso, sentir amor em sua capacidade de exprimir sentimentos. Finalmente,  o apóstolo fala aos crentes de Corinto a respeito dos atos soberanos do Espírito Santo quando Ele se demonstra possuidor da faculdade da vontade, ao distribuir dons espirituais aos crentes, que Ele determina segundo a Sua vontade (Veja 1 Coríntios 12.11. Esses trechos bíblicos mostram que o Espírito de Deus possui as qualidades essenciais da personalidade.
Continua no próximo post.

Nenhum comentário: