quarta-feira, julho 30, 2014

Oração e adoração - 07


Continuação do post anterior.
“… negue-se a si mesmo e tome a sua cruz… “
Não é fácil viver em paz com os homens. Cada um é diferente do outro. As tribos são diferentes. As nações são diferentes. As raças são diferentes. As culturas são diferentes. O mundo é feito de muitas classes de pessoas – os néscios e os sábios, os ricos e os pobres,etc. Repetimos, viver em paz com todos os homens não é fácil.
Os dirigentes mundiais e políticos estão constantemente lidando com esse problema, mas fazem muito pouco progresso. O homem levanta-se contra o homem, a mulher contra o marido, os filhos contra os pais, nação contra nação. Onde está a resposta para a paz? A resposta está em deixar que Jesus nos ajude a carregar a nossa cruz.
Jesus disse: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz ... “ (Mateus 16.24). A cruz do homem, portanto, é a auto negação. A auto negação é impossível para o homem que vive para si mesmo. A cruz do homem é difícil de carregar porque exige que desistamos da nossa vontade para podermos viver em paz com os outros. É por isso que os esforços que as nações fazem para a paz não têm resultados. É por isso que o mundo está cheio de ódio, guerra e violência.
O homem egoísta não desiste da sua vontade. Quer que ela prevaleça sempre. Como o mundo está cheio de homens egoístas, que colocam o “eu, a tribo, a raça, a nação” como o centro de sua vida, é certo que haverá uma luta de vontades. Acontecerão problemas e haverá conflitos e guerras. Por causa de sua falta de vontade em negar a si mesmo, são feitas as leis para que eles respeitem os outros. Ele obedece à lei mas é infeliz e fica zangado porque é egoísta; ou descumpre a lei e é punido.
A condição para a paz, tal como Jesus ensinou, é tirar o “eu” , a família, a tribo, a nação ou a raça do centro da nossa vida e lá colocar Cristo e o Seu Reino (Mateus 6.33). Os filhos de Deus devem buscar e honrar a vontade de Deus, carregando a sua cruz da auto negação e seguindo a Jesus. Essa é uma cruz que todos os homens devem carregar. Não se pode escapar à necessidade de negar a si mesmo, para poder viver neste mundo em Paz com os outros.
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário: