quarta-feira, janeiro 22, 2014

Os dons Espirituais - 51.



Continuação do post anterior
       O Dom de Interpretação de Línguas.
Interpretação significa “dar o significado”. Precisamos entender que interpretar não quer dizer “traduzir”. Traduzir vem a ser dizer o mesmo em outra língua. Portanto, a interpretação de línguas consiste em “dar o significado de algo que foi dito em outra língua”. Além disso, devemos compreender que a capacidade de dar o significado de uma língua estranha vem unicamente do Espírito Santo.
Falar em línguas em um culto público só é cabível quando é interpretado. Veja em 1 Coríntios 14.27: “Se algum de vocês falar em línguas estranhas, então que apenas dois ou três falem, um depois do outro, e que alguém interprete o que está sendo dito.” - NTLH.
O falar em línguas em culto público, sem interpretação, viola o ensinamento de Paulo. Veja em 1 Coríntios 14.13: “Portanto, quem fala em línguas estranhas deve orar pedindo a Deus que lhe dê o dom de interpretar o que elas querem dizer.” - NTLH.
Se você sentir que Deus o instruiu a falar em línguas em um culto publico, mas ninguém interpretou o que você disse, é possível que a pessoa que seria usada pelo Espírito Santo para interpretar não teve fé para fazê-lo. A mesma regra se aplica a profecia. Veja em Romanos 8.5: “Porque as pessoas que vivem de acordo com a natureza humana têm a sua mente controlada por essa mesma natureza. Mas as que vivem de acordo com o Espírito de Deus têm a sua mente controlada pelo Espírito.” - NTLH.
Além disso, se ninguém interpretou o que você disse isso pode significar que você falhou em seguir a regra bíblica que diz: “Mas, se não houver ninguém que possa interpretar, então fiquem calados e falem somente consigo mesmos e com Deus.” (1 Coríntios 14:28 NTLH). Você não deve se condenar se acontecer de ninguém interpretar uma língua que tenha falado. Entretanto deve ter cautela e tornar a falar somente quando houver alguém presente que interprete.
Se ainda assim não houver ninguém que possa interpretar o que você disser, talvez então você deva ponderar no que Paulo ensina em 1 Coríntios 14.13: “Pelo que, o que fala língua estranha, ore para que a possa interpretar.” - RC. Se o propósito do dom de línguas no culto público é edificar o corpo de Cristo, deve haver sempre interpretação da mensagem entregue em línguas.
Como vimos o propósito do dom de interpretação de línguas é edificar o corpo de Cristo, ao dar-se o significado de uma língua que alguém falou no culto público. A edificação se dá à medida que os membros compreendam o que foi falado através daquela língua estranha. Toda a igreja se fortalece quando os membros se unem nessa busca a Deus, inspirada pelo Espírito Santo.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário: