terça-feira, outubro 29, 2013

Os Dons Espirituais - 46.



Continuação do post anterior.
Discernimento de Espíritos, continuação.
O Discernimento de Espíritos na Igreja primitiva – Pedro, mediante o Espírito Santo, discerniu um espírito mau em Ananias e Safira. Veja em Atos 5.3: “Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?” - RA.
Pedro, através do Espírito Santo, também discerniu em Simão um espírito mau. Veja em Atos 8.23: “pois vejo que estás em fel de amargura e laço de iniqüidade.” - RA. Aquela foi uma manifestação de discernimento de espíritos e de palavra de conhecimento. Já vimos que os dons fluem do mesmo Espírito e algumas vezes operam juntos. O mais importante não é o dom em si, mas o propósito para o qual Deus o deu. Eles são importantes apenas se edificarem o corpo.
Paulo através do dom de discernimento de espíritos percebeu um espírito maligno em uma jovem escrava. Um crente comum usando sua capacidade humana poderia dizer que aquela escrava era uma serva do Senhor. Vejamos o que ela falou. Veja em Atos 16.17: “Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação.” - RA. Aquelas palavras eram agradáveis de se ouvir. No entanto Paulo soube, através do Espírito Santo, que quem falava era um espírito maligno. O Espírito de Deus revelou isso ao espírito de Paulo. Então Paulo disse ao espírito maligno. Veja em Atos 18.18: “Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu.” - RA.
Note que Paulo não apenas discerniu o espírito maligno, mas também o expulsou. Esse poder sobrenatural, dado aos crentes pelo Espírito Santo, capacitou Paulo a expulsar os espíritos imundos. Os incrédulos não possuem essa autoridade. Veja em Atos 19.11-17: “E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários, a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas, e os espíritos malignos se retiravam. E alguns judeus, exorcistas ambulantes, tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre possessos de espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega. Os que faziam isto eram sete filhos de um judeu chamado Ceva, sumo sacerdote.  Mas o espírito maligno lhes respondeu: Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois?  E o possesso do espírito maligno saltou sobre eles, subjugando a todos, e, de tal modo prevaleceu contra eles, que, desnudos e feridos, fugiram daquela casa.  Chegou este fato ao conhecimento de todos, assim judeus como gregos habitantes de Éfeso; veio temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.” - RA.
Uma das coisas que os espíritos malignos tentam fazer é levar os cristãos a aceitarem falsos ensinamentos. O dom de discernimento de espíritos capacita o crente a reconhecer se um ensino vem do Espírito Santo ou se provém de espíritos malignos. Veja 1 João 2.26,27: “Eu estou escrevendo isso a vocês a respeito dos que estão tentando enganá-los.  Mas sobre vocês Cristo tem derramado o seu Espírito. Enquanto o seu Espírito estiver em vocês, não é preciso que ninguém os ensine. Pois o Espírito ensina a respeito de tudo, e os seus ensinamentos não são falsos, mas verdadeiros. Portanto, obedeçam aos ensinamentos do Espírito e continuem unidos com Cristo.” - NTLH. Precisamos aprender a escutar atentamente ao Espírito Santo. Ele nos fará saber se alguém nos intenta transmitir um falso ensinamento. Através do dom de discernimento de espíritos o corpo de Cristo pode ser alertado sobre qual espírito está atuando.
O propósito do dom – O propósito do dom de discernimento de espíritos é proteger o corpo de Cristo. Esse dom protege o corpo dos espíritos malignos que tentam atrapalhar o progresso do evangelho. Também protege dos espíritos nocivos que frequentemente ferem e dividem o corpo. Além disso, esse dom protege o corpo contra falsas doutrinas. Toda essa proteção possibilita que o corpo seja edificado.
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!

sexta-feira, outubro 11, 2013

Os Dons Espirituais - 45.



Continuação do post anterior.
O Dom de discernimento de espíritos.
O Espírito Santo provê para a edificação do corpo de Cristo. Os dons espirituais se manifestam através de crentes cheios do Espírito. Discernir significa enxergar o que vai no interior, além da aparência. Os três tipos de espírito que podem se manifestar através dos seres humanos são: o espírito do homem, o Espírito de Deus, e os espíritos malignos. O espírito do homem é a parte mais importante do homem; através dele podemos conhecer a Deus, que é Espírito. O Espírito de Deus é o Espírito Santo. E os espíritos malignos são os espíritos do mundo mal; são os servos de satanás.
O discernimento dos espíritos é uma habilidade especial, conferida pelo Espírito Santo, de enxergarmos além do que os homens comuns veem, quando da manifestação de um espírito. É a capacidade de saber por qual espírito uma pessoa está agindo ou falando.
É possível identificarmos alguns espíritos malignos ser tivermos o dom de discernimento. O apóstolo Paulo instruiu os coríntios a esse respeito. Veja em 1 Coríntios 12.3: “Por isso precisam compreender que ninguém que diz “Que Jesus seja maldito!”, pode estar falando pelo poder do Espírito de Deus. E que ninguém pode dizer ”Jesus é Senhor”, a não ser que seja guiado pelo Espírito Santo.” - NTLH. Paulo se referia aqueles que transmitem palavras vindas de algum espírito. Se essa pessoa amaldiçoar a Jesus, essa mensagem não provém do Espírito Santo. Ele fala por um espírito maligno. E ninguém que fale por um espírito mau vai chamar a Jesus de Senhor.
O discernimento de espíritos no ministério de Jesus – Vejamos então a operação do discernimento de espíritos no ministério de Jesus. Devemos sempre nos lembrar de que o dom de discernimento de espíritos é sobrenatural.
Jesus era cheio do Espírito Santo. Veja João 3.34: “Aquele que Deus enviou diz as palavras de Deus porque Deus dá do seu Espírito sem medida.” (João 3:34 NTLH). Consequentemente Jesus era capaz de discernir tanto os espíritos bons como maus.
Ele discerniu o espírito bom presente em Natanael. Antes mesmo de conhecê-lo, Jesus sabia que tipo de espírito aquele homem possuía.  Veja em João 1:47: “Quando Jesus viu Natanael chegando, disse a respeito dele: —Aí está um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero.” NTLH.
Ele discerniu um espírito mau em Tiago e João. Eles queriam mandar descer fogo do céu para destruir as pessoas que se recusaram a acolher Jesus. Veja em Lucas 9.55: “Porém Jesus, virando-se para eles, os repreendeu.” - NTLH.
Ele frequentemente discernia espíritos malignos. Certa feita Jesus viu uma mulher que estava aleijada havia dezoito anos. Ele percebeu que o problema dela era causado por um espírito maligno. Aquele espírito não falava nada, porém amarrou a coitada da mulher. Veja em Lucas 13.12: “Quando Jesus a viu, ele a chamou e disse: - Mulher, você está curada”.- NTLH. E a partir daquele momento ela ficou liberta. Não precisou ser curada; necessitava apenas ficar livre daquele espírito mau.Aprendemos que o dom de discernimento de espíritos é muito útil ao ministrarmos a pessoas com doenças e enfermidades.
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!