sábado, setembro 07, 2013

Os Dons Espirituais - 43.



Continuação do post anterior.
O dom de profecia, continuação.
O propósito do dom.
1. proclamar uma mensagem – A importância dessa característica do dom de profecia ficou evidente no dia de Pentecostes. O Espírito Santo foi derramado e, quase que instantaneamente, o dom de profecia manifestou-se no sermão de Pedro. Aquela não foi uma pregação qualquer. Pedro não teria sido capaz de pregar aquele sermão no dia anterior. O poder e a inspiração do Espírito Santo estavam no âmago do sermão. Pedro falou sobre ideias que não eram dele próprio. Elas vieram do Espírito.
A profecia é um resultado natural de sermos cheios do Espírito. Pedro estava cheio do Espírito e ele profetizou. Em Atos 19, quando os discípulos em Éfeso ficaram cheios do Espírito Santo, passaram a falar em línguas e a profetizar. Veja em Atos 19.6: “Aí Paulo pôs as mãos sobre eles, e o Espírito Santo veio sobre eles. Então começaram a falar em línguas estranhas e a anunciar também a mensagem de Deus.” - NTLH.
O profetizar verdadeiro se faz na capacidade e no poder de Deus. Alguns crentes podem até ter um talento especial para falar em público, ou talvez até sejam capazes de pregar excelentes sermões. Entretanto ninguém pode profetizar verdadeiramente sem o Espírito Santo. Veja em 1 Pedro 4.11: “ Quem prega pregue a palavra de Deus; quem serve sirva com a força que Deus dá. Façam assim para que em tudo Deus seja louvado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o poder para todo o sempre! Amém!” – NTLH.
O cristão que profetiza fala aos homens. A questão, porém, é o que é que ele fala aos homens? Que mensagem irá proclamar? A resposta é: A Palavra de Deus. Contudo, nem todos os pregadores e mestres fazem o mesmo. É verdade, mas no que diz respeito à profecia, o importante não é o que ou quem fala, mas sim como se fala. A pregação e o ensino comuns poderão ser como colocar alimento frio em uma panela sob a qual não há fogo. Podemos entender a profecia como sendo o fogo sob a panela.
Através da profecia o Espírito Santo pode trazer a mente do que fala algo que ele não teria pensado de si mesmo. Com certeza foi o que aconteceu com o grande sermão de Pedro em Atos 2.
Quando um cristão transmite palavras vindas de Deus, capacitado e inspirado pelo Espírito, esse tipo de profecia é chamado de proclamação de uma mensagem.
         Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!