sexta-feira, julho 26, 2013

Os Dons Espirituais - 40.



Continuação do post anterior.
Dom de operação de milagres.
Definição do dom – O vocábulo grego para milagre é dunameis. Dele deriva a palavra dinamite. Esse vocábulo é usado na expressão operação de milagres e o seu significado é “poder sobrenatural para realizar coisas que de outra maneira seriam impossíveis”.
Portanto, a operação de milagres é uma manifestação sobrenatural do poder de Deus que altera, suspende ou controla as leis da natureza.
A explicação e a ilustração do dom – Podemos ampliar a nossa compreensão sobre milagres estudando os relatos bíblicos:
Milagres no Velho Testamento:
1 – Moisés fez brotar água de uma rocha (Êxodo 17.1-6).
2 – O povo de Israel cruzou o rio Jordão em terra seca (Josué 3.15-17).
3 – Josué fez o sol parar (Josué 2.1-11).
4 – Elias orou e desceu fogo do céu (1 Reis 18.37,38).
5 – Eliseu fez um machado flutuar 2 Reis 6.1-7).
Milagres de Jesus:
1 – Jesus transformou água em vinho (João 2.1-11).
2 – Jesus acalmou o mar tempestuoso (Mateus 8.23-26).
3 – Jesus e Pedro andaram sobre as águas (Mateus 14.22-31).
4 – Jesus alimentou uma multidão usando apenas cinco pães e dois peixes (João 6.5-14).
5 – Jesus ressuscitou Lázaro da morte (João 11.1-44).
Milagres na igreja primitiva:
Poder-se-ia explicar a ocorrência de milagres no Velho Testamento dizendo que foram grandes profetas que realizaram a maioria deles. Os milagres do Jesus poderiam ser explicados pelo fato de ser Ele o Filho de Deus. Os milagres em Atos devem ter outra explicação. Foram homens comuns dentre o povo que operaram a maioria deles. Eram pescadores e coletores de impostos, entre outros. Como foi que fizeram milagres?
Antes de respondermos essa pergunta, vejamos alguns milagres relatados em Atos.
Note que é difícil dizer qual desses feitos maravilhosos é um milagre e qual é uma manifestação dos dons de curar. Não faz muita diferença, pois todos fluem do mesmo Espírito. “Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo, tanto que as pessoas pegavam lenços e aventais que ele usava e os levavam para os doentes tocarem. E, quando estes tocavam neles, ficavam curados; e de outras pessoas saíam os espíritos maus.” (Atos 19:11-12 NTLH).
Eis uma lista desses milagres:
1 – Libertação de uma prisão (Atos 5.17-20).
2 – Ressurreição de uma morta (Atos 9.36-41).
3 – Libertação de uma prisão (Atos 12.15-17).
4 – A cegueira de um inimigo de Deus (Atos 13.6-11).
5 - Nenhum problema resultou de uma picada de cobra (Atos 28.1-6).
Existe um segredo no cumprimento de todos esses milagres. Não é o uso de grandes homens. Também não foram homens com poderes incomuns. Tão pouco foi por causa da capacidade que os homens podem adquirir por meio do estudo. Foi, simplesmente, o poder do Espírito Santo. A dinamite do Espírito Santo manifestou-se para suprir uma grande necessidade e beneficiar o corpo de Cristo. Os milagres frequentemente eram para remover algum obstáculo e continuar difundindo o evangelho.
Continua no post anterior.
Viva Jesus!
         Deus lhe abençoe!

terça-feira, julho 09, 2013

Os Dons Espirituais - 39.



Continuação do post anterior.
Dons de curar, continuação 2.
Como os dons de curar operam – Devemos aprender que não há um padrão fixo. Vemos isso observando os principais casos de cura relatados no Novo Testamento. Nessas ocasiões a cura se deu através de:
1) um toque e uma palavra falada (Mateus 8.3);
2) Uma palavra falada (a pessoa doente não estava presente para ouvir o que fora dito) (Mateus 8.5-13);
3) Um toque (Mateus 8.14,15);
4) Um toque e uma palavra falada (Mateus 9.29);
5) Uma ordem (Mateus 12.13);
6) Uma palavra falada e uma ação – colocar lama nos olhos do cego (João 9.6);
7) Dar uma ordem, e uma ação – levantar o coxo pela mão (Atos 3.6-9);
8) Palavras e uma ordem (Atos9.34).
Por aí notamos claramente que o método mais comum da cura era através de palavras faladas. Tocar a pessoa, levanta-la, ou um outro ato pode ajudar a fé do outro. Entretanto parece que Deus age mais através da palavra falada. Os líderes da igreja primitiva realizavam as suas curas pela palavra falada. Portanto, parece-nos razoável que o Senhor ainda direcione os dons de curar as pessoas de mesma forma.
Como um crente sabe que tem dons de curar para ministrar – A pessoa que tem um dom para manifestar irá senti-lo profundamente em seu espírito.
Nenhum crente tem os dons de curar às suas ordens. Ele os tem somente segundo a vontade do Espírito. É possível que algumas pessoas esperimentem as operações desses dons com mais freqüência do que outras. Mas isso é porque já aprenderam a agir pela fá, sob a direção do Espírito.
O termo dons pode ser uma indicação de que o Espírito resolve usar os cristãos de várias maneiras. Qualquer doença, moléstia ou enfermidade, pode ser curada através dos dons de curar.
O propósito do dom – O propósito geral de todos os dons é edificar o corpo de Cristo. Alguns dons fazem isso de uma maneira e uns de outra. Os dons de curar fazem isso capacitando os membros de serem sadios e bem fisicamente. Todo o corpo dos crentes é ajudado quando um membro é beneficiado fisicamente.
Os dons de cura frequentemente estão presentes no ministério de um evangelista. Eles ajudam a atrair as pessoas para ouvirem o evangelho. Os cristãos primitivos oravam ao Senhor dizendo: “... estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus” (Atos 4.30). E Deus os atendia. “Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo... e crescia mais e mais a multidão de crentes tanto homens como mulheres...” (Atos 5.12,14).
Portanto, o propósito dos dons de curar é suprir as necessidades físicas do corpo de Cristo, e contribuir para levar as pessoas a Jesus.
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!