segunda-feira, junho 24, 2013

Os Dons Espírituais - 38.



Continuação do post anterior.
Os Dons de curar, continuação.
É certo que o Espírito Santo usará todas as pessoas que puder  para levar a cura aos necessitados. Contudo é provável que esses dons se manifestem mais frequentemente através dos líderes da Igreja. Isso se dá porque essas pessoas dedicam a vida ao ministério. Além disso é possível que tenham mais contato com os necessitados. Veja a lista abaixo e descobrirá a quem o Espírito Santo usou nos dons de curar no Livro de Atos dos Apóstolos.
1 – Os apóstolos Pedro e João (Atos 3.1-11).
2 – O apóstolo Pedro (Atos 5.15).
3 – Felipe, o evangelista (Atos 8.5-7).
4 – Ananias, um crente desconhecido (Atos 9.17,18).
5 - O apóstolo Pedro (Atos 9.32-34).
6 - O apóstolo Paulo (Atos 14.8-10).
7 – O apóstolo Paulo (Atos 28.7-9).
Nessa lista a maioria das curas se deu através dos apóstolos. O apóstolo Tiago deu instruções especiais a outro grupo  que poderia possuir os dons de curar: Veja em Tiago 5.14: “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja...”
O Espírito também poderá usar qualquer crente para manifestar os dons de curar como fez com Ananias.
Vejamos Mateus 9.35: “Jesus andava visitando todas as cidades e povoados. Ele ensinava nas sinagogas, anunciava a boa notícia sobre o Reino e curava todo tipo de enfermidades e doenças graves das pessoas.” - NTLH. O mesmo acontecia com os apóstolos. Veja em Atos 15.16: “Multidões vinham das cidades vizinhas de Jerusalém trazendo os seus doentes e os que eram dominados por espíritos maus, e todos eram curados.” - NTLH.
Vejamos os vários tipos de doenças e males curados no livro de Atos.
1 – Coxeadura (Atos 3.2).
2 – Doenças (moléstias físicas) (Atos 5.16).
3 – Paralisia e coxeadura (Atos 8.7).
4 – Cegueiras, doença ou enfermidade (Atos 9.17,18).
5 – Paralisia (Atos 9.33).
6 – Coxeadura, enfermidade (Atos 14.8-10).
7 - Febre e desinteria (Atos 28.8).
Não há doenças, males ou moléstias que não possam ser curadas pelos dons de curar.
Devemos nos lembrar que “... é um só e o mesmo Espírito quem faz tudo isso. Ele dá um dom diferente para cada pessoa, conforme ele quer.” (1 Coríntios 12:11 NTLH).
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!

domingo, junho 09, 2013

Os Dons Espirituais - 37.



Continuação do post anterior.
Dons de curar.
Definição do Dom“... e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar...” (1 Coríntios 12.9). Curar significa “tornar alguém são”. Dom é o mesmo que “graça, favor, bondade”. Dons está no plural. Então significa mais de um dom de curar.
Dons de curar são, portanto, manifestações da graça de Deus, de seu favor, de sua vontade. Esses dons fluem do Espírito, através do crente, às pessoas que necessitam de cura. Dons de curar são dados a favor dos necessitados e manifestam-se por meio dos crentes. Portanto, pelo Espírito Santo e através do crente cheio do Espírito, manifestam-se os dons de curar na Igreja.
Explicação e ilustração do dom – Doenças, moléstias e enfermidades, são muito comuns à humanidade. Até mesmo os cristãos sofrem com elas, pois são o resultado do pecado, da queda. Isso não significa que uma pessoa fique doente porque pecou. Veja em João 9.2,3: “Os seus discípulos perguntaram: - Mestre, por que este homem nasceu cego? Foi por causa dos pecados dele ou por causa dos pecados dos pais dele? Jesus respondeu: - Ele é cego, sim, mas não por causa dos pecados dele nem por causa dos pecados dos pais dele. É cego para que o poder de Deus se mostre nele.” - NTLH.
Entretanto, há casos de doenças que são conseqüência de pecado. Veja João 5.14: “Mais tarde Jesus encontrou o homem no pátio do Templo e disse a ele: - Escute! Você agora está curado. Não peque mais, para que não aconteça com você uma coisa ainda pior.” - NTLH.
Qualquer que seja a causa da doença ou da enfermidade, geralmente, Deus deseja que sejamos curados. Entretanto, às vezes, o Espírito Santo não cura algumas pessoas que parecem carecer de cura.                                                                                                                                             Há várias razões para isso:
1 -  Incredulidade. Veja em Marcos 9.23,24: “Jesus respondeu: - Se eu posso? Tudo é possível para quem tem fé. Então o pai gritou: - Eu tenho fé! Ajude-me a ter mais fé ainda!” - NTLH.
2 - Não discernir o corpo. Significa não reconhecer outros membros como participantes do corpo de Cristo. Veja 1 Coríntios 11.29,30: “ Pois, a pessoa que comer do pão ou beber do cálice sem reconhecer que se trata do corpo do Senhor, estará sendo julgada ao comer e beber para o seu próprio castigo.  É por isso que muitos de vocês estão doentes e fracos, e alguns já morreram.” - NTLH.
3 -Outras razões especiais. Leia 2 Coríntios 12.7-10: “ Mas, para que não ficasse orgulhoso demais por causa das coisas maravilhosas que vi, eu recebi uma doença dolorosa, que é como um espinho no meu corpo. Ela veio como um mensageiro de Satanás para me dar bofetadas e impedir que eu ficasse orgulhoso.  Três vezes orei ao Senhor, pedindo que ele me tirasse esse sofrimento.  Mas ele me respondeu: “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco.” Portanto, eu me sinto muito feliz em me gabar das minhas fraquezas, para que assim a proteção do poder de Cristo esteja comigo.  Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim.” - NTLH.
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!