sábado, maio 25, 2013

Os Dons Espirituais - 36.



Continuação do post anterior.
O dom da fé.
De uma maneira geral, fé é a capacidade de crer. Se uma pessoa tem fé, dizemos que ela crê. Entretanto o dom da fé é algo além da fé “comum” que todos os crentes têm; é uma fé “especial”. É uma fé dada pelo Espírito Santo para suprir uma necessidade especial. Podemos dizer que é uma pequena porção da fé perfeita de Deus, dada pelo Espírito a uma pessoa.
O dom da fé não é propriedade do crente ao qual o Espírito Santo o dá. Deus derrama esse dom no coração da pessoa em um tempo especial, para uma necessidade especial. A necessidade é suprida. Então o dom cumpriu o seu propósito. Qualquer cristão pode receber o dom da fé. Através do dom da fé o crente recebe uma fé especial.
Explicação e ilustração do dom – A fé sempre se baseia no conhecimento. Isso explica porque a nossa fé pode ser pequena. Se nós temos pouco conhecimento, então nós temos pouca fé. Deus pode nos dar o dom da fé porque Ele tem a fé perfeita. Isto é porque Ele conhece todas as coisas. Através do dom da fé, recebemos uma partícula da fé perfeita de Deus para suprir uma necessidade especial.
Geralmente três condições se apresentam quando da manifestação do dom da fé: (1) – Existe uma condição ou situação impossível de ser resolvida. (2) – O dom da fé é dado. (3) – A solução é vista.
Compreenderemos melhor a atuação do dom da fé examinando a história de Pedro e João, indo ao templo para orar. Leia Atos 3.1-11 e veja isso por si mesmo. Nesta história havia todas as três condições descritas acima.
(1) – Um aleijado, sem esperanças de ser curado, estava sentado à porta do templo chamada Formosa. Ele tinha aproximadamente quarenta anos e havia sido coxo durante toda a sua vida. Tudo o que ele podia fazer para conseguir o seu sustento era esmolar. Era impossível aos homens curá-lo.
(2) – De repente Pedro reconheceu uma fé especial em seu coração. Por causa daquela fé, que realmente era a fé de Deus, ele disse ao homem: “... em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda!” (Atos 3.6).
(3) - Sabemos que Pedro realmente recebeu o dom da fé pelo que aconteceu ao aleijado: “E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente os seus pés e tornozelos se firmaram; de um salto se pôs em pé, e passou a andar...” (Atos 3.7,8). O seu problema foi solucionado.
O Espírito Santo deseja operar assim nos dias de hoje. Ele quer nos conceder a fé especial de Deus, que opera nas grandes necessidades e problemas difíceis. Sem dúvida Ele precisa de crentes como Pedro que tenham ousadia para agir no momento em que o Espírito derramar fé em seu coração. Muitas vezes os crentes têm medo de agir, e assim a fé não pode operar.
É possível discernirmos se temos o dom da fé, no homem interior – no nosso espírito. Um outro sentido de fé é “convicção”. Quando o Espírito nos concede uma partícula da fé perfeita de Deus, uma forte convicção nos invade. Passamos a ter a certeza de que o Senhor fará certa coisa. O cristão que recebe isso não apenas tem esperança de que Deus fará certa coisa; ele sabe que Deus vai agir.
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!

sexta-feira, maio 10, 2013

Os Dons Espirituais - 35.



Continuação do post anterior.
A Palavra de Conhecimento.
Conhecimento também significa saber. Portanto a palavra de conhecimento é uma expressão do saber. Através da palavra de conhecimento o Espírito Santo capacita o crente a pronunciar uma partícula do saber ilimitado de Deus. Em outras palavras, o Senhor faz com que o crente diga algo que ele de nenhum modo saberia, se usasse a sua própria capacidade. Esse dom é para o Corpo, pois serve às necessidades dele, mesmo quando é direcionado a um incrédulo. Portanto, a palavra de conhecimento é uma porção do saber divino, transmitido através de nós; é um conhecimento que aquele que a transmite não possuía antes.
O batismo no Espírito Santo aumenta o poder de Deus na vida do crente: “Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo”... (Atos 1.8). Esse poder se manifesta através dos dons do Espírito. Podemos ver as manifestações da palavra de conhecimento através de todo o livro de Atos. Percebemos que, em todos os casos, os crentes que falaram palavras de conhecimento, falaram algo que não tinham a menor condição de saber, a não ser pelo Espírito.
1) Leia Atos 5.1-10. Pedro sabia que Ananias e Safira haviam mentido ao Espírito Santo. Também sabia que os dois conspiraram para contar aquela mentira.
2) Confira o texto de Atos 8.23. Pedro sabia que Simão tinha “fel de amargura e laço de iniqüidade” em seu coração.
3) Veja Atos 9.1-18. Ananias (não o mesmo de Atos cinco) soube através do Espírito, de vários detalhes a respeito de Saulo: Ele sabia onde Saulo estava; Sabia que Saulo estava orando; Ele sabia que Saulo havia tido uma visão; Ele sabia que Saulo era um instrumento escolhido por Deus; e, Ele sabia que Saulo iria sofrer por causa do Senhor.
4) Leia Atos 10.19. Pedro sabia que três homens vieram vê-lo a mando de Cornélio.
5) Paulo sabia que os marinheiros morreriam se não permanecessem no barco.
Podemos ter certeza de que uma palavra de conhecimento provém do Espírito Santo quando sentimos a paz de Deus em nosso coração e quando não temos nenhum sentimento pessoal egoísta em relação ao assunto. Pela palavra de conhecimento Jesus contou à mulher samaritana sobre sua vida passada.
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
         Deus lhe abençoe!