quinta-feira, abril 25, 2013

Os Dons Espirituais - 34.


      Continuação do post anterior.
Palavra de Sabedoria, continuação.
Explicação e ilustração do Dom – Devemos compreender que a palavra de sabedoria é totalmente sobrenatural. Paulo disse: “Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra de sabedoria...” (1 Coríntios 12.8). Não se adquire esse dom na escola. Ninguém a possui por ser naturalmente inteligente; ela vem pelo Espírito Santo.
Para quem é dada a palavra de sabedoria - “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.” (1 Coríntios 12:11 RA). Todo crente tem a oportunidade de ser usado para manifestar todos os dons, pois todos os dons são do Espírito. Portanto, se o Espírito está no crente, os dons dEle também estão. Todavia, cabe ao Espírito decidir quais deles se manifestarão.
Os dons espirituais “residem” no Espírito Santo. Eles são manifestos pelo Espírito através do crente; Logo podemos afirmar que o Espírito concede os dons ao crente.
Vejamos um exemplo disso em relação à palavra de sabedoria. Leia Atos 15.5-27. Um problema sério ocorreu na igreja primitiva, que dizia respeito aos gentios convertidos. Para tratar desse problema, os líderes da igreja se reuniram com outros crentes e debateram o assunto. Todos eles deram o seu parecer sobre o problema. Finalmente Tiago, um dos líderes deu a sua palavra.
Atentemos para esses passos:
1) um problema sério (Versículo 5).
2) O corpo dos crentes se reuniu (Versículo 6).
3) O grupo se esforçou muito para resolver o problema (Versículos 7-12).
4) O Espírito Santo, através de Tiago deu a solução numa palavra de sabedoria (Versículos 13-21).
5) A palavra de sabedoria levou todo o grupo a uma decisão (Versículo 22).
Nesses versículos percebemos que foi o Espírito Santo que concedeu a palavra de sabedoria. Era necessário que a palavra de sabedoria chegasse ao povo. O Espírito Santo que estava em Tiago se manifestou através dele e deu uma palavra de sabedoria a igreja. Portanto a igreja rcebeu o dom da palavra de sabedoria.
Como funciona a palavra de sabedoria – Numa manifestação da palavra de sabedoria, é como se um pensamento subitamente cruzasse a nossa mente.
Sentimos a presença de Deus, e sentimos uma palavra que transcende a experiência humana. A pessoa está profundamente cônscia de que o que disse é correto.
A palavra de sabedoria pode ser falada diretamente ao coração do homem pelo Espírito. Nesse caso, provavelmente ela a anunciaria depois ao corpo. Veja Efésios 1.17-19: “ para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele,  iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos  e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder;” - RA.
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
         Deus lhe abençoe!

quarta-feira, abril 10, 2013

Os Dons Espirituais - 33.



Continuação do post anterior.
Palavra de Sabedoria.
Este é o primeiro dos dons espirituais. Quando Paulo começa a ensinar sobre os dons espirituais, ele diz em 1 Coríntios 12.1: “ Meus irmãos, quero que vocês saibam a verdade a respeito dos dons que o Espírito Santo dá.” - NTLH. O grande desejo dele era ajudar os crentes a escaparem da ignorância. Disse ele, em 1 Coríntios 10.1: “... Ora, irmãos, não quero que ignoreis...” - RA. Cinco vezes em sua epístola ele usa a mesma expressão. Veja em Romanos 1.13, 1 Coríntios 10.1, 2 Coríntios 1.8 e 1 Tessalonicenses 4.13.
Paulo sabia que é necessário termos conhecimento verdadeiro em todas as áreas. Ele sabia que esse conhecimento, faria os dons do Espírito mais efetivos e significativos, como intencionava Deus. Crentes sem muito conhecimento podem ter dons espirituais, como acontecia com os coríntios. Veja 1 Coríntios 1.7: “ De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo,” - RC. Entretanto, se os dons vão ser úteis, devem ser baseados em conhecimento verdadeiro.
Ao estudarmos esses dons, buscaremos na Bíblia conhecimento sobre cada um. Queremos compreendê-los bem. Não queremos apenas noções superficiais; queremos vê-los em operação. Devemos orar para que o Espírito Santo abra a nossa mente para termos a maior compreensão.  
Definição do Dom - “Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria...” (1 Coríntios 12:8 RA). Sabedoria significa “bom juízo, baseado em um conhecimento”. Portanto, Palavra de Sabedoria é uma palavra de bom juízo baseada em um conhecimento. Todavia, o dom é mais do que isso. Como os dons espirituais têm sua fonte unicamente no Espírito Santo de Deus, entendemos que a Palavra de Sabedoria é uma expressão do Senhor. Não é apenas uma expressão da sabedoria humana. Ela vem diretamente de Deus. É a sabedoria dEle.
Portanto, através do dom da palavra de sabedoria, o Espírito Santo concede ao crente um pouco da sabedoria de Deus.
A expressão “palavra de sabedoria” fala de uma pequena porção. Parece ainda estar falando de uma sabedoria especial, para uma necessidade específica. Podemos afirmar que ela é uma parcela mínima da sabedoria de Deus, falada em tempo oportuno.
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe.