sexta-feira, junho 22, 2012

Os Dons Espirituais - 14.

Continuação do post anterior.
Profecia.
A palavra profecia também tem um sentido limitado e outro amplo. No primeiro caso, profecia significa a proclamação de uma mensagem recebida diretamente de Deus, através de uma revelação especial. As mensagens proféticas de interesse da humanidade relativas à redenção estão encerradas nas Escrituras, e nada mais deve ser acrescentado. O livro de Apocalipse constitui a última “revelação de Jesus Cristo” para o seu povo na terra, tratando das “coisas que brevemente devem acontecer', ou seja, uma “profecia”.
A última palavra de Deus já foi falada por alguém que é maior do que os profetas (Veja Hebreus 1.1 ss: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles.” - RA).
Nada se pode acrescentar ao ensinamento bíblico. Se ocorrer profecia, terá a ver somente com circunstâncias especiais, de caráter pessoal ou particular, e não com sentido universal (Veja em Atos 11.28: “Um deles, chamado Ágabo, levantou-se e, pelo poder do Espírito Santo, anunciou: —Haverá uma grande falta de alimentos no mundo inteiro. Isso aconteceu quando Cláudio era o Imperador romano.” - NTLH;
e Atos 21.9-11: “Ele tinha quatro filhas solteiras que profetizavam. Alguns dias depois da nossa chegada, um profeta chamado Ágabo veio da região da Judéia. Ele chegou perto de nós, pegou o cinto de Paulo, amarrou os próprios pés e as próprias mãos e disse: —O Espírito Santo diz isto: em Jerusalém o dono deste cinto será amarrado assim pelos judeus e será entregue nas mãos dos não-judeus.” - NTLH).
A própria Bíblia adverte muitas vezes contra o perigo dos falsos profetas (Veja em Mateus 24.24: “Porque aparecerão falsos profetas e falsos messias, que farão milagres e maravilhas para enganar, se possível, até o povo escolhido de Deus.” - NTLH; Lucas 6.26: “—Ai de vocês quando todos os elogiarem, pois os antepassados dessas pessoas também elogiaram os falsos profetas.” - NTLH;
Em Atos 13.6-10: “Eles atravessaram toda a ilha, chegando até a cidade de Pafos. Ali encontraram um judeu que era mágico e falso profeta, chamado Barjesus. Ele era amigo de Sérgio Paulo, o governador da ilha, que era um homem muito inteligente. O Governador mandou chamar Barnabé e Saulo, pois queria ouvir a palavra de Deus. Mas o mágico Elimas (este é o nome dele em grego) era contra os apóstolos. Ele não queria que o Governador aceitasse a fé cristã. Então Saulo, também conhecido como Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse: —Filho do Diabo! Inimigo de tudo o que é bom! Homem mau e mentiroso! Por que é que você não pára de torcer o verdadeiro ensinamento do Senhor?” - NTLH;
em 1 Coríntios 14.29: “No caso de dois ou três receberem a mensagem de Deus, estes devem falar, e os outros que pensem bem no que eles estão dizendo.” - NTLH; em 1Tessalonicenses 5.20-22: “Não desprezem as profecias. Examinem tudo, fiquem com o que é bom e evitem todo tipo de mal.” - NTLH;
Em 2 Pedro 2.1-3: “No passado apareceram falsos profetas no meio do povo, e assim também vão aparecer falsos mestres entre vocês. Eles ensinarão doutrinas destruidoras e falsas e rejeitarão o Mestre que os salvou. E isso fará com que caia sobre eles uma rápida destruição. Mesmo assim, muita gente vai imitar a vida imoral deles, e por causa desses falsos mestres muitas pessoas vão falar mal do Caminho da verdade. Em sua ambição pelo dinheiro, esses falsos mestres vão explorar vocês, contando histórias inventadas. Mas faz muito tempo que o Juiz está alerta, e o Destruidor deles está bem acordado”. - NTLH:
Em 1 João 2.18,22: “ Meus filhinhos, o fim está perto. Vocês ouviram dizer que o Inimigo de Cristo vem. Pois agora muitos inimigos de Cristo já têm aparecido, e por isso sabemos que o fim está chegando. Então quem é mentiroso? É aquele que diz que Jesus não é o Messias. Quem diz isso é o inimigo de Cristo; ele rejeita tanto o Pai como o Filho.” - NTLH;
e 1 João 4.1-3: “Meus queridos amigos, não acreditem em todos os que dizem que têm o Espírito de Deus. Ponham à prova essas pessoas para saber se o espírito que elas têm vem mesmo de Deus; pois muitos falsos profetas já se espalharam por toda parte. É assim que vocês poderão saber se, de fato, o espírito é de Deus: quem afirma que Jesus Cristo veio como um ser humano tem o Espírito que vem de Deus. Mas quem nega isso a respeito de Jesus não tem o Espírito de Deus; o que ele tem é o espírito do Inimigo de Cristo. Vocês ouviram dizer que esse espírito viria, e agora ele já está no mundo.” - NTLH).
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!

quinta-feira, junho 07, 2012

Os Dons Espirituais - 13.


Continuação do post anterior.

Explicando o desenvolvimento do dom de profeta.

Geralmente as pessoas que fazem melhor uso dos dons de Deus são aquelas que mais se preparam para o trabalho. Recordemos a mensagem de Pedro. Ele se encontrava pronto, pois estava cheio do Espírito Santo. O conhecimento que ele possuía da Palavra de Deus também foi uma parte importante do desenvolvimento.

Existem três passos importantes no processo de desenvolvimento de um profeta.

1. Orar diariamente. Um profeta que não ora, logo deixará de o ser, pois a oração nos possibilita ser cheio do Espírito Santo. E se alguém não for cheio do Espírito Santo, não poderá ser um profeta. A oração também nos auxilia a reconhecer quando estamos sendo movidos pelo Espírito Santo.

2. Conhecer a Bíblia. A “utilidade” de um profeta aumenta à medida em que seu conhecimento da Palavra de Deus cresce. Veja 2 Timóteo 2.15: “ Esforça-te para te apresentar diante de Deus aprovado como obreiro que não tem de que se envergonhar, e que manejas bem a Palavra da Verdade.” (2 Timóteo 2:15 TB).

Um profeta é um mestre quando ele anuncia a Palavra de Deus.

3. Exercitar o dom. Da mesma maneira como exercitamos nosso corpo, podemos desenvolver nossos dons; mas para isso, precisamos usá-los. Quando o profeta começa a anunciar ele pode ficar temeroso. Isso não quer dizer que ele não está falando pelo Espírito. Apenas precisa aprender a deixar o Espírito fluir com mais liberdade. À medida que colocamos os nossos dons em prática, nós os desenvolvemos.

Não recebemos um dom já pronto, mas o desenvolvemos. Um profeta pode desenvolver seu dom orando e colocando seu dom em prática.

Continua no próximo post.

Viva Jesus!

Deus lhe abençoe!