sexta-feira, março 23, 2012

Os Dons Espirituais - 09.


Continuação do post anterior.

Explicando a função do dom – O dom de apóstolo é um dos mais importantes ministérios no corpo de Cristo. Ministério significa uma responsabilidade, um dever. Esse dom figura em primeiro lugar porque está relacionado com a fundação de igrejas e sua supervisão.

Há dois tipos de apóstolos. Primeiramente houve um grupo especial de crentes que recebeu esse título, formado apenas por doze homens. Para figurar como apóstolo e membro desse grupo, era necessário que tais homens preenchessem certas condições. Vemos essas condições em Atos 1.21,22: “—Portanto, precisamos escolher outro homem para pertencer ao nosso grupo e ser testemunha junto conosco da ressurreição do Senhor Jesus. Deve ser um daqueles que nos acompanharam durante o tempo em que o Senhor Jesus andou entre nós, desde que foi batizado por João até o dia em que foi levado para o céu.” - NTLH. Entretanto não sabemos se foi o Senhor Jesus quem estabeleceu essa exigência. Pode ter sido apenas um consenso entre os onze.

Contudo, Paulo também era apóstolo como os outros. Eis algumas referências em que Paulo afirma claramente ser membro daquele grupo: “Porque me parece que Deus pôs a nós, os apóstolos, no último lugar. Somos como as pessoas condenadas a morrer em público, como espetáculo para o mundo inteiro, tanto para os anjos como para os seres humanos.” (1 Coríntios 4:9 NTLH);

“Será que nas minhas viagens eu não tenho o direito de levar comigo uma esposa cristã, como fazem os outros apóstolos, os irmãos do Senhor Jesus e também Pedro?” (1 Coríntios 9:5 NTLH) Aqui a expressão “outros apóstolos” mostra que ele pertencia ao grupo.

“De fato, eu sou o menos importante dos apóstolos e até nem mereço ser chamado de apóstolo, pois persegui a Igreja de Deus.” (1 Coríntios 15:9 NTLH).

Os doze apóstolos tinham uma função que nenhum outro membro do corpo de Cristo jamais terá. Eles foram responsáveis por fundar a Igreja de Jesus no mundo.

Além do fato dos doze apóstolos terem tido funções muito especiais, há também o dom ministerial conhecido como apóstolo. Não devemos achar que os dois sejam a mesma coisa, apesar de serem um tanto semelhantes. O lugar dos doze no corpo de Cristo era muito singular. Nunca ia ser repetido. Entretanto o dom ministerial de apóstolo destina-se a ser um dom existente durante todo o tempo de edificação da Igreja.

Os apóstolos são dados por Cristo para seu corpo para fazerem um trabalho especial. Os homens não decidem tornar-se apóstolos. Todos aqueles que são apóstolos genuínos, talvez nem saibam que o são, ou não se considerem como tais. Entretanto, são reconhecidos como apóstolos por causa da obra que realizam.

Aqueles que se intitulam apóstolos, ou que foram escolhidos por homens, na verdade, podem não ser apóstolos. “Aqueles homens são apóstolos falsos e não verdadeiros. Eles mentem a respeito dos seus trabalhos e se disfarçam, apresentando-se como verdadeiros apóstolos de Cristo.” (2 Coríntios 11:13 NTLH). e “ Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;” (Apocalipse 2:2 RA)

O significado da palavra apóstolo é “enviado”. Tanto Mateus como Marcos usam essa palavra apenas uma vez em seus evangelhos, em Mateus 10.2: “ São estes os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e o seu irmão André; Tiago e o seu irmão João, filhos de Zebedeu;” (Mateus 10:2 NTLH) e em Marcos 6.30: “ São estes os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e o seu irmão André; Tiago e o seu irmão João, filhos de Zebedeu;” (Mateus 10:2 NTLH).

Em ambos os casos esse termo diz respeito a um dever muito especial: o trabalho de um missionário. Nesse sentido tanto os doze apóstolos como aqueles que receberam o dom de apóstolo depois deles, são semelhantes.

Portanto, um apóstolo é alguém enviado pelo Senhor para levar a mensagem do evangelho a novos lugares. Sua incumbência é a de lançar a fundação para uma nova parcela do corpo e também inclui edificar e supervisionar o corpo, “com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,” (Efésios 4:12 RA).

Portanto, os primeiros doze apóstolos diferem dos apóstolos de hoje porque aqueles foram escolhidos pelo Senhor Jesus e O acompanharam em todo o tempo em que Ele andou entre nós, desde o batismo de João até o dia em que foi levado às alturas. A função dos apóstolos de hoje é levar o evangelho a outros lugares e supervisionar o desenvolvimento do trabalho realizado.

Continua no próximo post

Viva Jesus!

Deus lhe abençoe!

sexta-feira, março 09, 2012

Os Dons Espírituais - 08.


Continuação do post anterior

Deus concedeu uns para Apóstolos.

A importância de um dom reside em o que é e quem o deu. O dom de apóstolo é o mais importante. Primeiro pela importância de quem o dá e em segundo pelo que ele é. Vejamos quem concede o dom de apóstolo. Em Efésios 4.11 o doador é identificado como “Ele”: “ Foi Ele quem “deu dons às pessoas”. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja.” (Efésios 4:11 NTLH). Em Efésios 4.7 encontramos uma explicação mais clara. Está escrito: “Porém cada um de nós recebeu um dom especial, de acordo com o que Cristo deu.” - NTLH. Portanto, concluímos que Cristo é o doador dos dons ministeriais. A importância de um dom está em quem o deu e no que ele constitui. Cristo “concedeu uns para apóstolos”.

Identificando o receptor – Para alguém receber um dom duas partes devem estar envolvidas no processo: o doador e o receptor. Vimos que Cristo é o doador dos dons ministeriais. E quanto ao receptor? Se lermos somente Efésios 4.8: “Por isso, diz: Quando Ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens.” - RA. Entretanto, temos de ler mais de um versículo para descobrir a verdade completa. Ao lermos toda a passagem, Efésios 4.1-16, descobrimos que Paulo se refere a toda a igreja, a todo o corpo de Cristo. Isso nos ajuda a entender que os dons ministeriais são dados às pessoas, individualmente, mas devem beneficiar a todo o Corpo de Cristo.

Para o indivíduo é dada a chamada e uma habilidade especial para ser apóstolo. Para o Corpo é dado o próprio apóstolo para o propósito de cumprir o seu ministério. Leia Efésios 2.10 e 3.5: “Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós.” (Efésios 2:10 NTLH); “ No passado esse segredo não foi contado aos seres humanos, mas agora, por meio do seu Espírito, Deus o revelou aos seus santos apóstolos e profetas.” (Efésios 3:5 NTLH).

Apóstolos são indivíduos especiais que fazem parte do corpo de Cristo. O dom ministerial de apóstolo é dado ao indivíduo para a edificação da igreja.

Continua no próximo post.

Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!