quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Os Dons Espirituais - 07.

Continuação do post anterior.

A Divisão dos Dons.
Não encontramos na Bíblia uma lista completa dos dons, divididos em grupos. Todos os dons ministeriais aparentam ser intimamente relacionados. Paulo nos dá uma visão geral do propósito desses dons espirituais. Veja em Efésios 4.12: “ com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,” - RA. Para facilitar essa apresentação, vamos dividir os dons espirituais em três grupos, a saber:


1. Dons ministeriais
2. Outros dons ministeriais
3. Dons do Espírito.


Um dom apresentado em um grupo pode ser semelhante a um dom de outro grupo.


Dons ministeriais – A primeira lista inclui aqueles dons relacionados com as nossas maiores responsabilidades no corpo de Cristo. Paulo os menciona na carta aos efésios onde escreveu: “e a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo. Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,” (Efésios 4:7,8,11 RA).
Portanto a nossa lista de dons ministeriais é a seguinte:


1. Apóstolos
2. Profetas
3. Evangelistas
4. Pastores
5. Mestres


Alguns estudiosos dizem que os ministérios de pastores e mestres constituem um mesmo dom ministerial, ou seja, pastores que ensinam.


Outros dons ministeriais – Todos os dons relacionados nesse segundo grupo estão relacionados em Romanos 12 ou em 1 Coríntios 12. Esses podem não ser tão facilmente reconhecidos como os dons ministeriais. Isso não significa que não sejam importantes. Em cada caso eles atendem a uma necessidade específica do corpo de Cristo.


Os dons que compõem o grupo dos “outros dons ministeriais” são:


1. Ministério
2. Ensino
3. Exortação
4. Contribuir
5. Governos/Presidir
6. Misericórdia
7. Socorros

Dons do Espírito – Todos os dons do Espírito são sobrenaturais. Nesse grupo de dons do Espírito estão:


1. Palavra de sabedoria
2. Palavra de conhecimento
3. Fé
4. Dons de curar
5. Operação de milagres
6. Profecia
7. Discernimento de espíritos
8. Variedade de línguas
9. Interpretação de línguas


Os dons do Espírito são especiais e estão acima dos talentos comuns que possamos ter. Não somos capazes de reproduzi-los usando as nossas habilidades naturais.
Continua no próximo post.

quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Os Dons Espirituais - 06.

A Importância do Conhecimento.
Continuação do post anterior.

O conhecimento governa a fé - O conhecimento não apenas produz a fé, ele também a controla. Em outras palavras ele nos dá uma direção e estabelece limites. Por essa razão é importante que nosso conhecimento sobre os dons seja o mais completo e verdadeiro possível. Um conhecimento falso ou parcial lança um fundamento de fé igualmente falso e incompleto. O fundamento é a base onde algo se apóia. A fé lançada sobre um alicerce de conhecimento errado é semelhante a uma casa sobre apenas parte de sua fundação.

Muitos cristãos tem aprendido, por exemplo, que o dom de línguas não é para os nossos dias. E porque acataram esse ensinamento errado, não possuem fé para receber tal dom.

Eles só podem crer naquilo que conhecem, mesmo que o que pensam saber esteja em desacordo com as Escrituras. Não conseguirão ter fé além do conhecimento que possuem. A menos que corrijam o que sabem sobre o assunto, esses crentes passarão a vida inteira achando que o dom de línguas não é para eles. Portanto é muito importante que o nosso conhecimento a respeito dos dons espirituais seja pleno e verdadeiro. Veja João 8.30-32: “Quando Jesus disse isso, muitos creram nele. Então Jesus disse para os que creram nele: —Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” - NTLH.

O conhecimento determina a experiência – Já que o conhecimento produz e controla a nossa fé, ele também deve nos levar a ter experiência. Precisamos ter em mente a ordem correta dos acontecimentos: (1) o conhecimento, (2) a fé e, (3) a experiência. Enquanto não conhecermos sobre os dons espirituais não poderemos crer pela fé na sua existência. E, se não tivermos fé para crer neles, não farão parte da nossa experiência, como Deus deseja.

Vejamos a experiência de Paulo entre os efésios, relatada em Atos 19. Já aprendemos que, pelo fato de não conhecerem à respeito do Espírito Santo, não podiam crer nele. Assim que Paulo percebeu que eles não haviam ouvido falar do Espírito Santo, passou a ensiná-los, proporcionando-lhes um novo conhecimento. E quando sua fé passou a agir de acordo com o seu novo conhecimento, passaram a experimentar algo totalmente novo. Eles adquiriram essa nova experiência a partir do momento em que receberam os novos conhecimentos de Paulo.

Isso nos ajuda a entender como é importante conhecer sobre os dons espirituais. Enquanto não tivermos conhecimento deles, nossa experiência será limitada. Ter conhecimento sobre os dons e até mesmo possui-los, às vezes, não é suficiente. É preciso também saber usá-los. Veja o que Paulo escreveu em 1 Coríntios 12.1: “A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.” - RA.

Conhecer a verdade a respeito dos dons nos leva a ter uma experiência mais frutífera no uso deles. Por isso devemos aprender o máximo que pudermos a esse respeito. As etapas necessárias para recebermos os dons espirituais são; conhecimento, fé e experiência.

Viva Jesus!

Deus lhe abençoe!