sábado, junho 18, 2011

Deus é o autor de todo o conhecimento.

Deus como fonte de todo o conhecimento tem a consciência total da perfeição e amplitude do seu conhecimento. Ele se conhece perfeitamente, tendo ciência de toda a sua perfeição. Qualquer tipo de conhecimento parte de Deus, a fonte inesgotável.
Conclui-se daí algumas coisas: 1) Deus é o princípio essencial de todo o conhecimento, até mesmo do conhecimento científico; logo, 2) toda a verdade provém de Deus; 3) a ciência e a fé não se contradizem; o mesmo doador da fé (Veja em Efésios 2.8: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” - RA) é o criador das verdades científicas; logo, quando ambos, fé e conhecimento científico parecem contraditórias, é porque há compreensão errada da fé ou a ciência está laborando em erro.
O teólogo deve interpretar as Escrituras sempre em submissão ao Espírito de Deus, sem cair em dogmatismo ingênuo, nem em relativismo dogmático, que corre sempre atrás dos modismos científicos e filosóficos para adaptá-los à teologia. É preciso entender que a Palavra de Deus é mais rica que qualquer dogma ou sistema doutrinário, por melhor que seja.
A Palavra de Deus é que é poderosa. Lembre-se que em Gênesis 1.2 (“A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água.” - NTLH) não havia mundo até que Deus começou a falar. Quando Deus fala as coisas acontecem. Suas Palavras criam um mundo totalmente novo. A Palavra de Deus não é como meras palavras. Com ela liberamos verdades poderosas e imprevisíveis, transformando vidas aqui e agora e para sempre. Por isso o critério último de análise será sempre: o Espírito Santo falando nas Escrituras.
O mundo do conhecimento pertence a Deus. Ele é o seu autor e revelador. Não existe conhecimento fora de Deus. Quando nos referimos ao conhecimento que podemos ter de Deus, de Seu caráter e de Sua majestade, reafirmamos a verdade bíblica de que esse conhecimento provém dEle mesmo.
A teologia, portanto, é uma busca humana por compreender e sistematizar a revelação de Deus nas Escrituras. A teologia está sempre a caminho em busca de uma compreensão mais exaustiva das Escrituras, tendo como pressuposto que a Bíblia é o registro inspirado e inerrante da Palavra de Deus. Uma visão relapsa da Palavra determina o fracasso teológico e espiritual da Igreja.
Viva Jesus!
Deus lhe abençõe!

quarta-feira, junho 08, 2011

O Deus que se revela.

A Bíblia parte do pressuposto da existência de Deus (Confira no Salmo 90.2: “Antes de formares os montes e de começares a criar a terra e o Universo, tu és Deus eternamente, no passado, no presente e no futuro.” - NTLH). Moisés, por revelação divina, registra e narra de forma inspirada (Veja em 2 Pedro 1.20,21: “Acima de tudo, porém, lembrem disto: ninguém pode explicar, por si mesmo, uma profecia das Escrituras Sagradas. Pois nenhuma mensagem profética veio da vontade humana, mas as pessoas eram guiadas pelo Espírito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus.” - NTLH) os atos criadores de Deus, sem se preocupar em falar mais detalhadamente a respeito daquele que, mediante a Sua Palavra, faz que do nada surja a vida., criando o universo, estabelecendo suas leis próprias e avaliando sua criação como boa.
Moisés apenas o apresenta exercitando o seu poder de forma criadora, segundo o seu eterno propósito. Ele cria segundo Sua Palavra, e isto nos enche de admiração e reverente temor: A Palavra de Deus é o Verbo Criador que manifesta a determinação e o poder de Deus (Veja Gênesis 1.1,26,27: “No começo Deus criou os céus e a terra. Aí ele disse: —Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão. Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher” - NTLH;
em Salmo 33.6,9: “Por meio da sua palavra, o SENHOR fez os céus; pela sua ordem, ele criou o sol, a lua e as estrelas. Pois Ele falou, e o mundo foi criado; Ele deu ordem, e tudo apareceu.” - NTLH; em João 1.1-3: “Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela.” - NTLH; e em Hebreus 11.3: “É pela fé que entendemos que o Universo foi criado pela palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê.” - NTLH); o qual criou as coisas com Sabedoria (Veja em Provérbios 3.19: “Com a Sabedoria o SENHOR Deus criou a terra; e com o seu conhecimento colocou o céu no lugar próprio.” - NTLH).
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!