domingo, março 15, 2009

Responsabilidades do Marido, na família.


Dar a direção. O padrão bíblico estabelece que é o homem quem recebe do Senhor a função de dirigir a família. Abraão, direcionado por Deus, deixou sua parentela e seguiu para uma terra que o Senhor escolhera para ele (Gênesis 12.1). Jacó recebeu do Senhor a direção de voltar para a terra de seu pai (Gênesis 31.3). José, também direcionado por Deus, fugiu para o Egito a fim de proteger a sua família (Mateus 2.13).
O Espírito Santo inspirou Paulo para que ele explicasse o padrão de autoridade para a família cristã: “Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo” (1 Coríntios 11.3). “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo” (Efésios 6.1).
Da mesma forma que a cabeça deve ser sensível ao corpo todo, para que possa comunicar-lhe a direção, o marido deve ser sensível às necessidades de sua esposa e de seus filhos e sensível à direção de Deus, para que seja o líder espiritual de sua casa. O homem que vive em total submissão a Cristo saberá conduzir as questões familiares de forma a agradar ao Senhor. Isso inclui as questões espirituais também. “... Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15). “... Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a sua casa” (Atos 16.31). Sua esposa e seus filhos, todos cristãos, em submissão ao mesmo Senhor, acatarão com alegria a sua autoridade.
Prover o sustento. É dever do homem cuidar de sua esposa e seus filhos, suprir as necessidades materiais de sua família e lhe dar proteção (1 Timóteo 5.8).
Amar. O marido deve amar a sua esposa como ao próprio corpo e como Cristo amou a sua Igreja (Efésios 5.25,28). Mas, como é que Cristo amou a igreja?
a) Ele Se entregou por ela (Efésios 5.25). É o amor sacrificial do marido que está disposto a morrer em benefício de sua esposa (Romanos 5.8).
b) Para que a santificasse (Efésios 5.26). O amor do marido deve encorajar e edificar a esposa em sua caminhada com Cristo.
c)Tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela Palavra (Efésios 5.26). O amor do marido deve levá-lo a compartilhar da Palavra de Deus com sua esposa, para que através dela ambos possam ser purificados e alimentados.
d)Para a apresentar a si mesmo ... santa e sem defeito (Efésios 5.27). O amor que tem por objetivo o crescimento espiritual da esposa retornará ao marido através de uma companheira espiritual irrepreensível.
e) Cristo nos amou primeiro (1 João 4.19). O marido deve tomar a iniciativa de demonstrar seu amor.
f) Como a seus próprios corpos (Efésios 5.28). A Igreja é conhecida como o corpo de Cristo (Romanos 12.5). Essa forma de expressar o amor inclui todas as coisas que o homem faz pelo seu próprio corpo. É aquele amor que faz com que ele se importe com sua esposa e supra suas necessidades em todos os níveis. Ele prova o seu amor a ela sendo-lhe fiel (Provérbios 5.15,18,19; Malaquias 2.15,16); tendo consideração com ela (1 Pedro 3.7; Colossences 3.19); e mostrando-lhe o quanto a aprecia.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário: